segunda-feira, 3 de julho de 2017

REFLEXÕES

Percebo que muitos amigos, blogs, sites e a grande mídia em geral, no afã de informar e opinar sobre os fatos do cotidiano, muitas vezes, enveredam para o ativismo com características de militância política.
Nada contra o combate tenaz aos corruptos e muito menos ao direito de livre expressão, pois comungo da ideia de que corrupto bom é corrupto na cadeia e que cada um deve dizer o que pensa..
O que não é aceitável é condenar definitivamente pessoas que foram alvos do MP e passar a tratá-las como se condenadas fossem.
É o papel do MP, na dúvida, denúncia, mas não é o caso do Judiciário que, na dúvida, decide pro-réu, É o que diz o ordenamento jurídico brasileiro.
Agora, o que não é aceitável é que quando o denunciado é do partido A, é culpado, mas quando é do B, é inocente, segundo seus respectivos militantes e simpatizantes. Isso não pode ser regra na conduta cidadã e na mídia responsável.
A historia registra bons exemplos de pessoas denunciadas pelo MP e imediatamente condenadas pela mídia e redes sociais que, depois, provaram no Judiciário suas inocência.
A pressa e a vontade de condenar um adversário, desafeto ou alguém a quem detestamos e até mesmo o combate a corrupção, não pode ser tolerada e admitida numa sociedade que se diz democrática.
Os valores democráticos são muito caros para a minha geração. Não vamos desmerecê-los .

Nenhum comentário: