terça-feira, 24 de novembro de 2015

LULA É INOCENTE, ATÉ PROVA EM CONTRÁRIO!

A força tarefa da Operação Lava Jato que realiza investigações de lavagem de dinheiro, até a presente data não abriu nenhum procedimento investigatório para apurar possível envolvimento do ex-presidente Lula, pelo contrário, todas as instituições que atuam conjuntamente, Polícia Federal, Ministério Público Federal, Receita Federal e o Poder Judiciário sempre reafirmam que não há nenhum indício de participação do ex-presidente nas falcatruas perpetradas por seus amigos, ex-ministros, companheiros de seu partido e de aliados.

O que causa perplexidade é o fato de que, de um lado as especulações veiculadas na mídia, especialmente, nas mídias sociais é de que Lula é o chefe do esquema de corrupção que sangra os cofres da Petrobras e de diversos outros órgãos do Governo Federal. De outra banda, o que surpreende é a defesa antecipada e apaixonada dos líderes petistas de que seu líder máximo é absolutamente probo, tem conduta ilibada e que nada tem a ver com os ilícitos praticados pelos seus amigos, assessores, familiares e companheiros de partido mais chegados, muitos já condenados, outros já cumprindo pena e, outros, ainda, com prisão preventiva decretada para fins investigatórios.

Penso que o ex-presidente Lula em nada tem contribuído para colaborar com as investigações e afastar de si esse debate especulativo, pois em nenhum momento vi ou li qualquer manifestação sua condenando os atos de corrupção já desvendados, pedir o afastamento das hostes partidárias dos companheiros pegos na contravenção, ao contrário, suas manifestações públicas sempre são focadas na negação dos malfeitos e na crítica contundente aos órgãos responsáveis pela investigação.

Essa postura complacente com os malfeitos acirra as desconfianças de que, talvez, ele possa não ser inocente ou, na melhor das hipóteses, apenas ter sido um presidente descuidado que nada sabia e nada via do que acontecia ao seu redor.

Mesmo não sendo eleitor de Lula, considero extremamente negativa para a imagem externa do Brasil a ocorrência de qualquer indiciamento por corrupção de um ex-presidente da República. Mais por ser Lula, ex-retirante e líder sindical, que soube empolgar o coração e a mente de milhões de brasileiros nos pleitos eleitorais e na passagem pelo governo. Seria lamentável constatar que o líder político popular tenha sido vencido nos seus mais caros ideais, cooptado na sua essência pelas elites atrasadas e corruptas que historicamente sempre governaram esse país. Lula poderá se tornar um igual no imaginário da população brasileira, assim, frustrando os sonhos e a esperança de todos que, um dia, acreditaram nos seus discursos e nas suas boas intenções.

Nenhum comentário: