segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Do Blog do Diogo Brum - Representação no MP contra concurso público

"Foi entregue no Ministério Público, por um cirurgião-dentista, representação solicitando que o órgão analise irregularidades constatadas na prova aplicada para provimento do cargo de Odontólogo, em concurso realizado no município de Santiago (de natureza municipal) no dia 20 de Dezembro de 2008, sob o código G.14, cuja responsabilidade de confecção dos referidos instrumentos, deixa-se claro, estavam a cargo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI - Campus Santiago/RS.

As irregularidades, do ponto de vista da representação são as seguintes: (trechos extraídos do material encaminhado ao MP.

1) A primeira refere-se a algumas questões que se qualificam como plágio, ou seja, foram extraídas sumariamente de uma obra ao invés de serem construídas;

Várias questões de conhecimento específico foram plagiadas da obra “4.000 Questões de Odontologia para Passar em Concursos”, de autoria do Prof. Raimundo Nonato Azevedo Carioca, obra essa editada para orientação de estudo, bem como para potencializar o desempenho nas provas, como diz o autor, e de maneira alguma para confecção de futuras provas, já que suas questões fizeram parte de outros Concursos Públicos já realizados e suas repetições constituiriam plágio!

2) A segunda irregularidade é sobre essas mesmas questões que foram extraídas de uma obra que não consta da lista das referências bibliográficas para estudo, ou seja, já prejudica uma série de candidatos no momento de estudo;

Está segunda incorreção é comprovada mediante o Edital 023/2008: ambos não combinam, há ausência da referida obra na lista de livros indicados para estudo, ou seja, alguém pode ter sido privilegiado quando recorreu a essa obra para estudar e conseguir acerto nas questões

3) Na terceira distorção chamo a atenção para algumas questões (que também assinalo mais adiante), que além de serem plagiadas contêm respostas incorretas no gabarito do concurso, o que é gritante para o caso!

O terceiro erro administrado, além de serem plagiadas, algumas questões, trazem no gabarito oficial respostas diferentes das reais, talvez por erro de digitação, talvez por falta de domínio e inconsciência no momento de "reformular" a questão plagiada, evidenciando despreparo e falta de ética por parte de quem as tentou “confeccionar”. "

Postado às 09:27 - Domingo, 22 de Fevereiro de 2009

Nenhum comentário: