sexta-feira, 19 de junho de 2009

Petrohotéis

Já que as apostas levam a crer que o petróleo está com os dias contados, um escritório de arquitetura texano teve uma ideia pra lá de incrível: transformar plataformas de petróleo desativadas em resorts de luxo, o que calha bem, porque se estima que só nesse século 4 mil plataformas serão desativadas. O projeto elaborado consiste em transformar 1800 metros quadrados de área útil num hotel 100% ecológico, gerando, por exemplo, eletricidade a partir de painéis solares e de turbinas que captarão a energia do vento e das ondas. A proposta também inclui a construção de uma piscina central, o que garante estabilidade numa zona sujeita a furacões e tempestades e, além disso, poderá ser usada para treinamentos de mergulho e espetáculos aquáticos.

Em síntese: a ideia é que o resort se assemelhe a um cruzeiro, só que sem sair do lugar, com restaurantes, bares, academias e, inclusive, uma praia artificial no terraço. E o fato da plataforma não se movimentar permitirá também aos hóspedes praticarem atividades como windsurf, jet ski e mergulho.

Além de inovador e interessante, o projeto é útil porque cria uma nova fonte de turismo e de empregos, pois do contrário, o fim de uma plataforma pode causar danos ao meio ambiente, além de gerar um custo enorme, já que usualmente são implodidas ou transformadas em ferro-velho.
É uma pena que esse projeto - ou semelhante- ainda não tenha sido colocado em prática. A fonte da notícia é da ótima - e imperdível para quem gosta de viajar - revista "Próxima Viagem", edição de abril de 2009, Editora Peixes.
-------------------------------------------
Blog Mujer habitada/Dayana Pessota Leite

Nenhum comentário: