quinta-feira, 4 de junho de 2009

Projeto de Urbanismo Sustentável

O Projeto de Urbanismo Sustentável desenvolvido no Bairro de Pedra Branca, localizado na cidade de Palhoça, Santa Catarina, foi selecionado - com outros 15 projetos de cidades de diferentes partes do mundo - pelo Programa de Desenvolvimento Positivo de Clima, criado pelo ex-Presidente americano, Bill Clinton, cujo objetivo é reduzir a emissão de CO2 para níveis abaixo de zero.
Pedra Branca começou a ser construído em 2000 e o projeto foi criado por uma equipe especializada em planejamento urbano, contando com a consultoria do arquiteto Jaime Lerner, e a previsão é de que sua implantação seja concluída em 15 anos.
Os empreendimentos serão todos verdes, com coletores solares e atenderão a todas as classes econômicas, contando com arborização de 25m2 para cada habitante, piso elevado nas travessias de pedestres e drenagem para garantir ao local rápida secagem e recarga do lençol freático. Ainda, a iluminação do bairro será feita com sistemas inteligentes de dimerização da luz, ou seja, até às 00:00 horas os postes e prédios incidirão nas ruas feixes luminosos e, após esse horário, a luz será reduzida à metade para economizar energia.
E tem mais: a ideia do projeto é evitar o espalhamento das cidades: manter uma ligação estreita entre moradia, trabalho, lazer e estudo, para fazer com que o morador tenha no máximo 15 minutos de caminhada para chegar ao trabalho ou escola e, assim, evitar o uso de automóvel.
O modelo proposto - que segue as recomendações da norma Leadership in Energy & Environ Mental Design Neighboorhood Development (LEED ND) - também visa estimular o senso de comunidade e laços com o bairro, evitando a construção de cercas ou muros de proteção aos empreendimentos, mas, em contrapartida, aumentando reforços na vigilância local, através das já existentes câmeras nas ruas que são monitoradas por equipes especializadas em segurança de ruas.
Fontes: Green Building Council Brasil (www.gbc.brasil.com.br), Vida Imobiliária (www.vidaimobiliariabrasil.com.br) e Jornal O Globo online (www.oglobo.globo.com )

Nenhum comentário: