quinta-feira, 18 de março de 2010

Capacitação em Organização de Currículos por Competência

O Governo do Estado, através da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), vinculada à Secretaria de Estado da Educação (SEC), iniciou neste mês a última etapa dos Cursos Regionais de Capacitação em Organização de Currículos por Competência. Esta etapa ocorrerá todas as sextas-feiras e sábados de março, na Escola Técnica Estadual Parobé nos dias 12 e 13 e 19 e 20, e na Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles, nos dias 26 e 27.

O curso será oferecido a 330 professores e coordenadores pedagógicos dos cursos técnicos da rede estadual de ensino, além do interlocutor da Suepro em cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE). As aulas acontecem das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30 dos dois dias.

As atividades têm como objetivo capacitar professores e coordenadores pedagógicos de escolas técnicas na elaboração de planos de trabalho de currículos por competências e habilidade, finalizando a formação de cada uma das 147 escolas. Os currículos por competência substituem a estrutura curricular por disciplinas, considerando as demandas do mundo do trabalho, o avanço tecnológico dos modos de produção, os documentos normativos e as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Profissional. Essa nova estrutura curricular proporciona uma formação mais qualificada ao estudante do ensino técnico, focando no preparo para a atividade profissional.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação

Um comentário:

Prof Ms João Paulo de Oliveira disse...

Prezado Vulmar leite!
Parabenizo os gerenciadores da Superintendência da Educação Profissional, Suepro, por subsidiar os profissionais de educação das escolas técnicas, deste pujante Estado Meridional, com os Cursos Regionais de Capacitação em Organização de Currículos por Competência, com o escopo de tornar hábil o alunado para o mundo do trabalho. Ocupo também outro cargo público de Coordenador Pedagógioo na municipalidade paulistana. Neste cargo, entre outras atribuições, sou responsável pela formação de regentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos. Isto posto, seria de grande valia se eu pudesse ter acesso a este precioso material, levando-se em conta a possibilidade de multiplicar os ensinamentos deste certamente palpitante curso!
Saudações pedagógicas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP