terça-feira, 9 de novembro de 2010

Uma má notícia!

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia publica notícia que deixa os chocólatras (eu entre eles) cheios de preocupação, pois existe séria ameaça de que o chocolate nosso de cada dia vai se tornar uma iguaria rara, em futuro próximo.

O que fazer? Plantar cacau? Consumir pouco chocalate? Trocar o conteúdo dos ovos de Páscoa? Ajustar as prioridades do orçamento? Todas as assertivas? Não sei!

Confira abaixo:

"Chocolate deverá ser iguaria rara em 20 anos

chocolate
(Medioimages/Photodisc)
Em 20 anos o chocolate pode se tornar uma iguaria rara. O consumo do doce está aumentando mais rápido que a produção de cacau, de acordo com a Associação de Pesquisa do Cacau da Inglaterra. Isso significa que o preço do chocolate deverá ficar muito mais caro no futuro.


De acordo com a associação, o preço do cacau dobrou nos últimos seis anos. Isso porque os produtores não recebem incentivos para replantar as árvores nas plantações. Além disso, o cacau só pode ser cultivado em zonas próximas à linha do Equador, compreendendo, em sua maioria, países em desenvolvimento, sem grandes recursos. 


Grandes fabricantes de chocolate já uniram esforços e sequenciaram o genoma do cacau na tentativa de descobrir meios de produzir plantas mais fortes, adaptáveis a outros ambientes. Contudo, mesmo o cacau fortalecido deverá competir com alternativas mais rentáveis, como as plantas que possibilitam a produção de biocombustíveis e alimento — milho, cana e soja. Essas plantas trazem mais lucro ao produtor e são mais fáceis de serem cultivadas, de acordo com a associação inglesa.


Além de de procurar por alternativas com maior margem de lucro, como a borracha, pequenos produtores estão se mudando para grandes centros atrás de melhores empregos. O resultado, de acordo com o relatório publicado no jornal inglês The Independant, será o encarecimento do chocolate. 


John Mason, diretor-executivo e fundador do Conselho de Pesquisa e Conservação da Natureza, com sede em Gana (África), disse que em 20 anos, o chocolate será como o caviar. "Será tão caro e escasso que o cidadão comum não conseguirá comprar". O mercado do chocolate já mostra uma tendência de alta de preços. O recente crescimento na indústria de 5,8 bilhões de dólares se deu apenas nos chocolates premium."

Um comentário:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Prezado engenheiro Vulmar Leite!
Oxalá os cientista avancem nas pesquisas para tornar o cacau adaptável a qualquer condição climática, com o escopo de não tornar esta preciosa iguaria somente acessível aos endinheirados!
Calorosas saudações cacausianas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP