quarta-feira, 10 de julho de 2013

LIÇÃO DE CIDADANIA

Transcrevo, abaixo, uma postagem recolhida na página do Facebook da Manifestação Santiaguense, de autoria da jovem Renata Saciloto, abordando as recentes manifestações ocorridas na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Santiago e exigindo esclarecimentos sobre as acusações feitas pelo presidente da Federação dos Servidores de Saúde do Estado à administração do Hospital de Caridade de Santiago e o contraponto da direção ocorrido na última segunda-feira.

Renata Saciloto  (clique no nome para acessar o link da página)
"Boa noite!

Não sei se todos vêm acompanhando a polêmica envolvendo o Hospital de Caridade de Santiago e o SindiSaúde. O que acontece é que o presidente da Federação dos Empregados dos Estabelecimentos de Saúde do Estado realizou um pronunciamento na Câmara de Vereadores no último dia 1º, pedindo apoio dos parlamentares para evoluir nas negociações salariais com a administração do hospital, cobrando uma maior transparência quanto a utilização das verbas públicas pelo Hospital e citou o caso de um funcionário que teria sofrido assédio moral dentro do HCS (quem desejar ouvir o pronunciamento do Sr. Milton Kempfer na Câmara, posso disponibilizar o áudio e a transcrição). 

Entretanto, a administração do HCS entendeu a manifestação do Sr. Milton como ofensiva, caluniosa e como um ato que possa vir a denegrir a imagem da instituição. Foi organizado um abaixo-assinado, que contém cerca de 300 assinaturas de funcionários repudiando suas declarações. Além disso, o Diretor do Hospital, Sr. Ruderson Mesquita, se pronunciou segunda a tarde (08/07) na Câmara, desmentindo a fala do Presidente da Federação (não temos acesso a gravação do pronunciamento do Sr. Ruderson).

Nós, enquanto movimento social, entendemos que é papel do Sindicato defender os interesses da classe que representa e que é papel dos líderes aceitarem as críticas que visam melhorar a qualidade de um serviço público. Entendemos que os profissionais merecem bons salários e boas condições de trabalho (e aqui se incluem condições físicas e psicológicas) e, por esse motivo, os fatos citados pelo Sr. Milton são graves e devem ser investigados.
Por enquanto só o que temos são pronunciamentos e o abaixo-assinado feito pela administração da instituição e as declarações do Sindicato. A nós, interessa que as acusações sejam investigadas e, se comprovadas, que sejam tomadas providências para melhorar a situação dos funcionários do Hospital e, consequentemente, o atendimento à comunidade. Exigimos que seja tomada uma posição concreta em relação a essa situação."

Meu comentário!


Bom dia, Renata! A tua manifestação é oportuna, corajosa, sensata e coerente com a realidade em que vivemos. Parabéns por exercer a cidadania plena com altivez! A tribuna popular da Câmara de Vereadores é um espaço democrático para que haja livre manifestação das pessoas sobre questões de interesse da comunidade. No caso da situação do Hospital, nada mais justo de ouvir os dois lados, os líderes sindicais e os dirigentes do Hospital.

O que não creio que seja correto é tentar calar de forma coercitiva a voz dos líderes sindicais e de setores da mídia, sem que haja uma completa averiguação pelos poderes públicos sobre a aplicação das verbas públicas dos três níveis de governo que são repassadas para o HCS, através de convênios. Acho que a própria direção do HCS deveria ser a primeira a solicitar inspeções do MP, TCE e TCU, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal como forma de demonstrar e evidenciar sua correção e transparência na gestão do Hospital. Quem não deve, não teme e não precisa ameaçar de forma velada ou dissimulada aos que tem dúvidas ou posições de contrariedade.

O Hospital é um instituição da comunidade, não tem dono, portando é imprescindível que todos os atos administrativos e gerenciais sejam absolutamente claros e transparentes para que haja plena confiança nos seus gestores. Pessoalmente, no limite do que conheço, não tenho nenhuma restrição à administração do Hospital, mas confesso que ouço muitas críticas de pessoas que, até prova em contrário, são merecedoras de crédito. Agora, existe uma denúncia formal e pública, na Casa do Povo, portanto requer a devida resposta serena e efetiva da Provedoria que, em última instância, é quem tem a responsabilidade de manter o Hospital em nossa comunidade.

Nenhum comentário: