sábado, 31 de outubro de 2009
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Cidade paulista institui a Renda Básica de Cidadania
O programa que recebeu aprovação unânime dos nove vereadores da comunidade, constitui-se no exemplo pioneiro da transição do programa Bolsa Família para a renda básica de cidadania.
Santo Antonio do Pinhal está localizada a 180 km da capital paulista, a 1.200 metros acima do nível do mar, na Serra da Mantiqueira, com um clima ameno de montanha o ano inteiro, na microrregião de Campos do Jordão, no Vale do Paraíba.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Investimentos do governo do Estado em 2009 já são 87,2% superiores aos do ano passado
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Câmaras de Vereadores devem criar novas vagas imediatamente
Do site Consultor Jurídico. A PEC dos Vereadores volta à pauta do STF:
O Plenário do Supremo Tribunal Federal analisa, na quinta-feira (29/10), o mérito da liminar em que a Procuradoria-Geral da República pede que a Emenda Constitucional 58 que criou 7 mil cargos de vereador em todo o país só tenha validade a partir das próximas eleições. A ministra Cármen Lúcia, em outubro, aceitou o pedido de liminar para suspender o dispositivo que diz que a emenda produz efeitos a partir do processo eleitoral de 2008. O Plenário vai decidir se mantém ou não a liminar.
José Delgado faz questão de deixar claro que o processo eleitoral de 2008 “está findo, consumado, pelo que a aplicação retroativa da PEC em nada irá atingir a vontade do eleitor, nem prejudicar os objetivos partidários”. Na prática, a única alteração que ainda pode acontecer é a posse de suplentes. De acordo com a legislação anterior à própria Emenda Constitucional, os suplentes devem tomar posse quando houver a morte do titular, quando ele renunciar, for cassado ou quando o número de vagas aumentar, como é o caso.
O artigo 16 da Constituição Federal diz que a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência. José Delgado, entretanto, afirma que a redefinição do número de vereadores não integra o processo eleitoral. Segundo ele, o próprio Tribunal Superior Eleitoral já se manifestou neste sentido, como por exemplo no RMS 2.062.
“O que o TSE não aceita é a alteração desse número no curso das eleições por produzir consequências não compatíveis com a segurança jurídica. Após ultimado o processo eleitoral, conhecendo-se os eleitos e os suplentes, a recomposição do número de vereadores em cada Câmara Municipal não afeta a segurança jurídica e não ofende aos direitos da cidadania, haja vista que esta, pelo seu voto, manifestou a sua vontade consagrando os eleitos e os suplentes”, defende.
A liminar
Ao aceitar o pedido de liminar, a ministra Cármen Lúcia observou que o município goiano de Bela Vista, com base no artigo 3º, I, da EC 58, empossou dois vereadores suplentes, o que justiçou a urgência do pedido. Segundo a relatora da ADI, se a retroação da emenda for considerada inconstitucional, desfazer essa decisão será complicado.
domingo, 25 de outubro de 2009
Lei da Transição
A Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), solicitou o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Secretaria Estadual da Transparência, para a criação da lei da transição de mandatos municipais. Conforme o presidente da entidade, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, a iniciativa tem por finalidade garantir o armazenamento de todos os documentos produzidos pelas prefeituras e câmaras de vereadores por sistema eletrônico, assim como o acesso público às informações.
Esta medida é oportuna, especialmente quando alguns gestores públicos demoram para descobrir que seus mandatos são finitos e que também terão de prestar contas ao TCE, do último exercício, já fora da administração.
Fonte: Jornal do Comércio
sábado, 24 de outubro de 2009
ZÉ RAMALHO PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES
Mais Zé Ramalho. Em dose tripla. Música inesquecível e que faz parte da minha vida: Pra Não dizer que Não Falei das Flores. História, vida.
Zé Ramalho - Admirável Gado Novo (ao vivo)
Em dose dupla. Uma música sempre, sempre, sempre atual. Povo marcado, povo feliz.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Al Pacino - Scent of a Woman
Tango. Por Una Cabeza. Um dos tangos mais inesquecíveis do cinema: Al Pacino em Perfume de Mulher.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Educação RS assina convênio com o MEC
O secretário explicou que o Estado elegeu, entre as prioridades para a formação dos professores, cursos focados na alfabetização, práticas para melhoria da aprendizagem e uso de tecnologias em atividades curriculares. O Plano Nacional de Formação de Professores é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo oferecer licenciaturas ou complementação pedagógica aos profissionais do quadro de carreira do magistério público. A iniciativa também busca oferecer uma segunda licenciatura aos docentes que lecionam fora de sua área de graduação.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Chef Rodrigo Medeiros faz sucesso em Recife
domingo, 18 de outubro de 2009
"Na segunda-feira o editor fará sentar no banco dos réus o responsável pelo ex-blog Nova Corja, Valter Valdevino, porque não conseguiu encontrar o editor Rodrigo Alvarez, autor de um vasto serpentário de insultos que produziu contra vários jornalistas gaúchos, inclusive o editor. Alvarez fugiu do oficial de justiça, escondeu-se, abandonou o Nova Corja e se refugiou em São Paulo.
É de lá, abrigado no jornal O Estado de S.Paulo, que reiniciou seus ataques aos colegas do RS. No Nova Corja, moveu insidiosa, covarde e mentirosa campanha de insultos, também ao governo, que agora volta a atacar. Ele esteve presente à coletiva de Yeda ao Roda Viva, mas não teve coragem de mostrar a cara pessoalmente.
Agora, de posse do seu endereço profissional em São Paulo, o editor irá finalmente citá-lo para que responda pelas vilanias que produziu no RS, Estado de onde fugiu com o rabo entre as pernas."
Não estou familiarizado com os fatos e fundamentos que justificam a ação que Políbio ingressou contra Valdevino, mas tal notícia é importante, justamente para lembrar que todo jornalista, escritor ou blogueiro que se propõe a escrever e criticar sobre pessoas e fatos, entenda que tal encerra uma responsabilidade: a de prestar informações coerentes e, no mínimo, baseadas em fontes e fatos confiáveis, das quais, se necessário, possa apresentar provas, porque ainda que a Internet seja um meio de livre expressão, há limites, não é uma "terra sem lei", ou seja, a plena expressão vai até onde não possa ferir a liberdade ou reputação de outrem.
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
STF mantém condenação de Luis Nassif por abusar do direito de informação
"Na última terça-feira (08), a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a condenação do jornalista Luis Nassif por abuso no direito de informação. Anteriormente, a ministra Ellen Gracie já havia negado um recurso contra a decisão, determinada em primeira instância e confirmada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
O advogado José Roberto Batocchio, ex-presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), processou o jornalista em 1994 por conta de uma reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo contra o novo estatuto do advogado.
Apesar de o juiz de primeira instância ter condenado apenas a Folha, o TJ-SP condenou o jornalista. "Foi uma polêmica, mas ele teve o mesmo espaço no jornal que eu", afirmou Nassif ao Portal IMPRENSA. Segundo ele, Batocchio entrou com 21 ações penais em sete cidades e perdeu todas. Esta, decidida agora pelo STF, foi uma ação cível.
"O Supremo não discutiu o mérito da ação, mas o limite da liberdade de expressão, que eu também concordo que seja ilimitado. No entanto, ele [Batocchio] teve todo o espaço para argumentar. A polêmica deveria ter ficado restrita ao âmbito do jornal", disse o jornalista.
No recurso, Nassif alegou que o Tribunal de Justiça violou artigos da Consituição Federal, que asseguram o direito à livre manifestação do pensamento e à informaçãओ. Para o órgão estadual, ele violou a honra e a imagem do advogado, desrespeitando a liberdade de imprensa, informou a Assessoria de Imprensa do STF.
Gracie lembrou uma decisão do ministro Carlos Britto, onde "ressaltou-se que o livre exercício das liberdades de pensamento, criação, expressão e informação pressupõe a observância às garantias fundamentais da vedação ao anonimato, do direito da resposta, do direito à indenização por danos materiais ou morais, à intimidade, à vida privada, à honra, à imagem das pessoas; o livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, bem como o direito ao resguardo do sigilo da fonte de informação".
Publicado no Blog do jornalista Reinaldo Azevedo
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Justiça condena blogueiro
Postagem desta quarta-feira, 14, no Blog de Reinaldo Azevedo, que transcrevo abaixo, mostra que os blogs não escapam dos braços da Justiça quando ofendem a honra e a credibilidade de terceiros:
Caros leitores,
“No campo jornalístico (…), existe dano moral indenizável quando o fato divulgado desborda do direito de informação, passando a constituir nítido e deliberado modo de ataque pessoal, como é caso em apreço, em que o Sr. Mario Sabino é atacado pessoalmente com o propósito indireto de reduzir a credibilidade da revista VEJA.
(…)
Por fim, com o trânsito em julgado, a presente sentença haverá de ser publicada, integralmente, no mesmo veículo utilizado para o ofensa (blog de Luis Nassif), com chamada em destaque na página principal, tal como ocorre com as matérias divulgadas pelo jornalista demandado, lá permanecendo enquanto possível acessar as matérias injuriosas ou, não mais lá se encontrando, pelo prazo mínimo de sete dias. Caso não mais exista tal blog quando do cumprimento da sentença, deverá a sentença ser veiculada na página principal do sítio pelo prazo de sete dias consecutivos.”
Vale lembrar a todos os titulares de blogs e sites que, ao publicarem comentários anônimos que firam a honra de terceiros, eles estão, sim, sujeitos às penas da lei. Basta que o ofendido recorra à Justiça. Portanto, o bom-senso recomenda cuidado redobrado na hora de aceitar comentários anônimos, principalmente aqueles que tiverem conteúdo desabonatório a outrem. Aliás, é de um mau-gosto extremo enxovalhar a vida e o bom nome das pessoas pela internet.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Cursos de informática para professores
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Twitter - Uma postagem bem humorada
"Há pouco tempo atrás eu me cadastrei no Twitter. Tentei usá-lo durante um tempo, fui atrás de "seguidores" e algumas pessoas me "seguiram", aliás, o curioso é que entre estes, muitos eu nem conhecia e, mais incrível, eram até de outras nacionalidades.
domingo, 11 de outubro de 2009
terça-feira, 6 de outubro de 2009
Chef santiaguense participa de Festival Gastronômico em Recife
• Cada Chef terá como missão elaborar um cardápio composto por entrada, prato principal e sobremesa baseado nos ingredientes pernambucanos e no tema do Festival “2009 – Ano da França no Brasil”;
• Cada Chef tem que doar uma receita, a base de frutos do mar, destinada ao patrocinador, para ser fotografada e, consequentemente divulgada;
• Além do cardápio, os Chefs convidados deverão enviar para a coordenação do Festival e para o restaurante anfitrião as receitas de cada prato de maneira legível e clara;
• A organização do Festival também solicitou o envio de foto atualizada do Chef convidado e de seu restaurante (opcional), além de um breve currículo para a divulgação junto às ações de mídia local e nacional.
Desejamos muito sucesso ao Rodrigo e aguardamos boas notícias sobre o seu desempenho em Recife, além, é claro, do registro visual de sua participação e do cardápio apresentado. E óbvio, um convite para degustar as iguarias preparadas em ocasião oportuna!
Feira de tecnologia termina com mais de cem projetos inovadores
1º lugar – “Pro saúde sistema de controle de vacinação”, do Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothéa Schäfke, em Taquara. Desenvolvido pelo estudante Diego Nunes de Oliveira e orientado pelo professor Bruno Germano Bauer.
domingo, 4 de outubro de 2009
Petróleo novamente - Pré-sal
sábado, 3 de outubro de 2009
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional
Estado anuncia financiamento para compra de notebooks
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Cresce número de ações por racismo e intolerância religiosa
O levantamento do Ceert foi apresentado durante o lançamento do site da entidade, que aconteceu na terça-feira, 29, na sede da seccional paulista da OAB. A pesquisa de jurisprudência contemplou Tribunais de Justiça de 24 estados, Tribunais Regionais Federais e do Trabalho, o Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal.
A pesquisa chama a atenção para o crescente número de decisões na Justiça do Trabalho que reconhecem o dano moral decorrente de discriminação racial, bem como o assédio moral resultante desta. De acordo com o levantamento, no período pesquisado, o número de decisões trabalhistas envolvendo racismo e intolerância religiosa chegou a 356.
Na área cível dos tribunais do país, a pesquisa registrou 336 casos. Na criminal, foram 202 decisões. Dentre os tribunais estaduais, de um total de 430 acórdãos, o que mais registra julgados com os dois temas é o do Rio Grande do Sul, com 141, seguido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, com 66, Minas Gerais, com 52 casos, e São Paulo, com 25 julgamentos.
Nos Tribunais Regionais do Trabalho, cinco casos foram decididos na 2ª Região, que abrange a região metropolitana de São Paulo. Já nos trabalhistas, em primeiro lugar aparece o da 4ª Região (Rio Grande do Sul) com 68 decisões, seguido pela 12ª Região (Santa Catarina), com 62 casos, e a 15ª Região (Campinas), com 42.
“O número de processos vem aumentando nos últimos anos como reflexo do crescimento da consciência social sobre o problema do racismo”, explica o coordenador da pesquisa, o advogado e ex-secretário de Justiça de São Paulo, Hédio Silva Júnior. “Identificamos vários casos de indenização por danos materiais e morais decorrentes de racismo, o que mostra que juízes, promotores e advogados estão mais atentos à gravidade do problema.”
É o caso de decisão de 2008 do juiz Antônio Belasque Filho, da 5ª Vara Cível de Belo Horizonte, que condenou um motorista de ônibus a pagar indenização por danos morais a uma cobradora. O juiz também condenou a empresa de ônibus a indenizar a mulher ofendida.
A ofensa teria ocorrido três anos antes. Ao entrar no ônibus, a vítima conta que apresentou seu crachá da BHTrans. No entanto, o motorista disse que o crachá era falso e a obrigou a pagar a passagem. Ele também não acreditou no documento de identidade e terminou dizendo que não gostava de preto e chamou a mulher de “macaca”, segundo relato da vítima.
“Não há dúvidas de que o comportamento do empregado da empresa de ônibus atingiu direitos integrantes da personalidade da cobradora. Fazendo-se presente o sofrimento humano, a ofensa ao sentido de auto-estima, sem falar, ainda, na demonstração de desprezo às pessoas da cor negra”, anotou o juiz. “São também responsáveis pela reparação civil o empregador ou comitente, por seus empregados, serviçais e prepostos, no exercício do trabalho que lhes competir, ou em razão dele.” O juiz determinou que a empresa pague R$ 4,1 mil de indenização para a cobradora.
Outro fato ocorreu em 2006, quando a seccional paulista da OAB promoveu sessão de desagravo em favor de dois advogados ofendidos por um procurador da República. Os dois eram defensores da TV Record e da Rede Mulher. Segundo eles, a agressão ocorreu durante audiência de conciliação num processo em que as emissoras de televisão eram acusadas de ofender as religiões afro-brasileiras. O procurador da República teria dito que os advogados das emissoras são “representantes da intolerância e do ódio religiosos no país”. A afirmação foi incluída no relatório da juíza que presidiu a audiência.
Fonte: ConJur