sábado, 8 de dezembro de 2012

FATO RELEVANTE NA MARGEM DA BR 287


A BR 287 é a Rota do Sol no Rio Grande do Sul, que une São Borja à Terra de Areia, no Litoral norte do Estado. Num dos seus trechos, Santiago -Jaguari, ao lado da "polêmica dos pinus" que se trava em Santiago emerge, em sua margem direita de quem segue para o centro do Estado, um empreendimento de grande importância econômica para a nossa região - uma indústria de carnes, produto típico e base da nossa economia tradicional e contemporânea, pois as extensas e qualificadas criações de bovinos e ovinos geram a riqueza e foram decisivas para plasmar a fundação da nossa comunidade municipal, como um ente autônomo e desenvolvido na Federação.

A refundação e a modernização do Frigorifico Sagrilo, criado pelos irmãos Irmo e Hermenegildo Sagrilo, é um fato auspicioso e de enorme significado econômico e social para nossa região, pois busca agregar valor aos produtos da terra, bovinos e ovinos, primordialmente, que são produções de expressão e um dos sustentáculos da atividade econômica de Santiago e demais municípios da região Centro-Oeste. Não podemos continuar exportando gente e gado em pé. Precisamos criar empregos e agregar valor aos nossos produtos tradicionais.

Em entrevista veiculada na mídia, o novo empreendedor, Ruderson Mesquita, sucessor na linha familiar dos antigos proprietários, afirmou que além da modernização das instalações que habilita o estabelecimento a comercializar seus produtos rigorosamente dentro dos requisitos técnicos exigidos pela Inspeção Sanitária Estadual, aduziu que, também, foi ampliada a capacidade de abate para 200 cabeças por dia, o que permite estimar em cerca de 70 mil por ano. São números muito expressivos se considerarmos que a população bovina total de Santiago é estimada pelo IBGE em 200 mil cabeças.

Alegra-me muito que esse empreendimento continue funcionando em escala ainda maior, com visão de futuro voltada para o mercado de distribuição de carnes. Esta indústria é estratégica e é muito importante para potencializar nossa riqueza, gerar empregos e mais impostos para a municipalidade.

É preciso que Irmo Sagrilo e, in memoriam, Hermenegildo Sagrilo, tenham sempre o nosso reconhecimento pela iniciativa pioneira e histórica de industrializar a matéria prima mais cara às nossas melhores tradições. Como, também, desejar muito sucesso aos seus continuadores, Ruderson Mesquita e Marisane Sagrilo Sobreira, agora os donos do negócio.


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns a iniciativa de Ruderson como preendedor e como uma iniciativa privada trata seus impreendimentos.Dará retorno financeiro rápido e empregos ;em compensação setor publico com esta chuva ;e não é de alardear,desabou em cima da creche recém inaugurada ,lá foi mais grana pro ralo,pobres crianças,pobre de nóis!!!Quem é responsavel pela execução!!!!!!!!!!