quinta-feira, 17 de abril de 2014

REMEMÓRIAS DO CAPÃO DO CIPÓ

Por Nivia Andres*


O jovem município de Capão do Cipó comemora hoje, 17 de abril, 14 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar a data, diversas festividades estão ocorrendo na cidade durante toda a semana. Neste feriado municipal, a Rádio Comunitária Cipoense resolveu transformar o seu tradicional programa matinal, o “Bom dia, Cidade” numa homenagem ao município, reunindo líderes políticos para relembrarem a história do sonho e da luta pela construção do novo município. Participaram do programa Serafim Garcia Rosado, o primeiro prefeito e líder da Comissão de Emancipação, o atual prefeito, Alcides Meneghini e Vulmar Leite, prefeito de Santiago à época em que iniciaram e se consolidaram as ações pela emancipação da localidade de Capão do Cipó. A entrevista foi conduzida pelo diretor da emissora, Leandro Oliveira, com a participação do titular do horário, Renato Souza.

O ex-prefeito Serafim Rosado foi o líder em que os cipoenses depositaram a confiança e os sonhos de transformar sua comunidade, que nem condição de sede de distrito tinha, em um novo município, mercê da certeza de que o trabalho dedicado e a pujança econômica floresceriam rapidamente, trazendo prosperidade e qualidade de vida aos seus habitantes.

De posse do livro de atas da Comissão de Emancipação, o prefeito Serafim contou aos ouvintes um pouco da história da luta pela instalação do novo município, referindo que a primeira providência foi uma visita aos prefeitos de Santiago, São Miguel e Tupanciretã, que concordaram em ceder parte de seus territórios para a formação da nova cidade e, a seguir, a busca de documentos para orientar o processo. Mencionou o prefeito Serafim que seriam necessários 1.900 eleitores legalmente inscritos, mas houve percalços e a Comissão do Não trabalhou para que o projeto não prosperasse, tendo alguns eleitores retirado a sua anuência, o que redundou na impossibilidade de realizar a eleição na data aprazada, ficando o novo município na condição de emancipado, mas não instalado, o que aconteceu efetivamente em 2000. Lembrou o prefeito Serafim que a luta pela emancipação rendeu mais de 60 viagens a Porto Alegre, duas a Brasília e inúmeras aos diversos municípios também envolvidos na luta emancipatória. O desejo final da comunidade, configurado no resultado do plebiscito, estabeleceu 73% para o Sim e apenas 23% para o Não.

Já o ex-prefeito de Santiago, Vulmar Leite, em sua intervenção, saudou os cipoenses pela data histórica de aniversário da cidade e elogiou a comunidade pela união em torno dos propósitos de desenvolvimento e busca constante da melhoria da qualidade de vida. Cumprimentou os prefeitos presentes e, ainda, mencionou a contribuição do ex-prefeito Osvaldo Froner para o crescimento do município. Lembrou aos ouvintes que os primeiros passos para a emancipação de Capão do Cipó ocorreram durante a sua gestão como prefeito e tudo ao seu alcance fez, tanto na esfera política, como na administrativa, para colaborar, por acreditar que esse era o melhor caminho para a comunidade cipoense.

Referiu, também, que a emancipação só foi viável porque havia elevado espírito comunitário e desejo de sensíveis melhorias nos serviços públicos oferecidos à população. Ainda mencionou Vulmar Leite que os resultados sociais e econômicos da emancipação são incontestáveis e implicam no aumento do poder político da região, como um todo, já que os prefeitos podem se unir para pressionar as instâncias governamentais em conjunto, na busca de soluções que beneficiem a todos.

 O atual prefeito de Capão do Cipó, Alcides Meneghini, corroborou as palavras de Serafim Rosado e de Vulmar Leite, reafirmando a luta diária da administração e da comunidade cipoense na busca de desenvolvimento e mencionou as diversas conquistas que vêm ocorrendo no campo da educação, da saúde, destacando a existência de diversos projetos para promover o desenvolvimento e da melhoria da infraestrutura urbana e rural que sinalizam uma comunidade forte, próspera e cada vez mais organizada.

Durante as duas horas de programa, uma variedade imensa de assuntos foi abordada pelos líderes políticos presentes, recuperando fatos importantes e de valor histórico para a formação do município. Sem dúvida, momentos agradáveis, recordações memoráveis e a certeza de que todos os esforços empreendidos valeram a pena.

Feliz Aniversário, Capão do Cipó!

*Jornalista

Nenhum comentário: