terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Praga

"Há poucos dias, nuvens de gafanhotos cobriram várias regiões do Estado de Nova Gales do Sul, na Austrália. De acordo com o governo, o maior foco dos insetos chegou a medir seis (6) quilômetros de comprimento e tem 170 metros de profundidade. (foto: locusta migratorius)

Foram registradas nuvens de insetos também nas cidades de Wagga, Gundagai e Narrandera. Gafanhotos se alimentam principalmente de plantas verdes, e é nessa época do ano que ocorrem as colheitas na agricultura.

Em algumas regiões, a colheita deveria ser a primeira em vários anos, por causa de uma seca prolongada que se abateu sobre a Austrália. Autoridades australianas afirmam que nove aviões australianos estão de prontidão para atacar as nuvens de gafanhoto, caso elas ganhem mais volume e ameacem colheitas.”

Em nosso Estado, felizmente, há várias anos, não são registradas invasões de gafanhotos (ramathocerus) que causassem danos às nossas lavouras e pastagens. Exceto pequenas nuvens de gafanhotos, de outro gênero ("humanóides"), que costumam atacar organizações indefesas para se nutrirem de soja verde (moeda). Às vezes, esses ataques tem sido fulminantes para a sobrevivência dessas entidades.

Fonte: BBCBrasil

Nenhum comentário: