quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Educação profissional

"Feira de tecnologia termina com mais de 100 projetos inovadores


Os vencedores da 4ª Feira Estadual da Ciência e Tecnologia (FECITEP) foram apresentados no último sábado, 25, na Escola Estadual Técnica de Agricultura (ETA), em Viamão. A feira, organizada pela Secretaria da Educação, através da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), apresentou na última semana, 102 projetos de pesquisa desenvolvidos por 250 estudantes de 57 escolas técnicas das redes públicas e particulares do Rio Grande do Sul.

O empenho de estudantes e professores no desenvolvimento dos projetos científicos foi destacado pelo secretário da educação, Ervino Deon. “Cada projeto apresentado nesta feira mostra o empenho, a criatividade e o desenvolvimento das habilidades e competências que são necessárias aos estudantes para se tornarem profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho”, explicou.

Durante a solenidade de encerramento da 4ª FECITEP, também foi apresentada a data da quinta edição do evento, que ocorrerá em 2011 rofessor Neldo Eibel

1º lugar - "Gerador de força hidrocinética", da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz em Santa Rosa.  O projeto foi desenvolvido pelos estudantes: Dirlean Ribeiro dos Santos, Gilmar Kuyven, Sávio Francisco Steffan e foi orientado pelo Professor Neldo Eibel.

2º lugar – “Uso de tecnologias sustentáveis no tratamento de esgotos do alojamento da EETA”, da Escola Estadual Técnica de Agricultura - EETA, em Viamão. Desenvolvido pelos estudantes Ítalo Cesar Bittencourt de Campos, Paulo Sergio da Silva S. Junior e Rodrigo Nis Pinos e orientado pelo professor Jorge Costa

3º lugar – “Dispositivo PEAD de inibição de nidificação do Pássaro João de Barro em postes de rede elétrica”, da Escola SENAC, em Bagé. Desenvolvido pelos alunos Pablo Rodrigues Mello, Rafael Bolzan Mendes e Vinícius Creco Ferreira e orientado pelo professor Fernando Peres Gusmão

4º lugar – “Desenvolvimento de ambiente virtual tridimensional para instituição de ensino e integração do mesmo com o Google Hearth”, do Centro de Ensino Médio SETREM, em Três de Maio. Desenvolvido pela aluna Franciele Selzler e orientado pela professora Maidi Terezinha Dalri

5º lugar – “Fitness cerebral”, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus de Rio Grande, em Rio Grande. Desenvolvido pelas estudantes Bruna Piva da Silveira, Marcelle Andrade Burlamaqui e Yasmin dos Santos Cavalheiro e orientado pela professora Marieni Martins Ferreira


Vencedores por eixo

Ambiente, saúde e segurança – “Filhos do veneno II” o, da Escola Estadual Técnica Celeste Gobato, em Palmeira das Missões. Desenvolvido pelas alunas Karine de Mattos e Mariana Uczay e orientado pelo professor Alfredo Rodrigues de Ávila.

Apoio educacional – “Educar mais”, da I. E.E. Ponche Verde, em Piratini. Desenvolvido pelos alunos Eliel Peres Brum, Luana Madruga Riechel e Savana Rodrigues Ribeiro e orientado pela professora Mariza Madruga.

Controle e processos industriais – “Controle de eficiência no consumo em baixa tensão” do Colégio Ulbra Cristo Redentor, em Canoas. Desenvolvido pelos alunos Alexandre Moraes Silva, Cesar Augusto Bagatini Jorge e Luciano Bitencourt Figueiró e orientado pelo professor Cristian Daniel Teixeira.

Gestão e negócios – “Do arquivo físico ao digital: a importância da gestão arquivística de documentos nas organizações”, da Escola Estadual de Educação Profissional Estrela, em Estrela. Desenvolvido pelas alunas Fernanda de Moraes Rosenhaim, Angélica Fabiana Fell e Josiane Cristina da Silva e orientado pela professora Maria Lizete de Azevedo.

Hospitalidade e lazer – “A enogastronomia dos caminhos de pedra: no caminho da sustentabilidade”, da Escola de Educação Profissional SENAC- Bento Gonçalves. Desenvolvido pelos alunos Marcelo dos Santos Malheiros, Eni Furlanetto e Ivanete Giordani e orientado pela professora Janete Rotta Antunes.

Informação e comunicação – “Helper cube – tecnologia BI para auxiliar na tomada de decisões”, do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, em Horizontina. Desenvolvido pelos alunos Airton Luciano Zavareze e Fernando Daniel Belarmino e orientado pelo professor Paulo Marcelo Bechaire.

Infraestrutura – “Reuso das águas servidas e das chuvas em áreas condominiais”, do Colégio Ulbra Cristo Redentor, em Canoas. Desenvolvido pelos alunos Dryelli Hauanne Fernandes Santos, Jorge Luiz Ramos e Vinícios Ramos de Oliveira e orientado pelo professor Rafael Carvalho.

Produção Alimentícia – “Análise da metodologia de maior detecção de microorganismos nas mãos dos manipuladores na indústria de alimentos”, do Colégio Martin Luther, em Estrela. Desenvolvido pelo aluno Rafael Ulisses Strate e orientado pela professora Claudia Oliveira da Silveira.

Produção cultural e design – “Spine shair – estudo de uma cadeira baseado na coluna vertebal”, do Centro de Ensino Médio SETREM, Três de Maio. Desenvolvido pelos alunos Andréia Cristina Pavlak e Roberto Luis Rieck e orientado pela professora Maria Judite Zancheti Marasca.

Recursos Naturais – “Projetão: diagnóstico, planejamento e análise da viabilidade técnica, econômica, social e ambiental de uma propriedade rural”, do Centro de Ensino Médio SETREM, Três de Maio. Desenvolvido pelos alunos André Luiz Goral e Tatiane Rogeli Behrenz  e orientado pelo professor Claudinei Márcio Schmidt.



Vencedores por destaque

Criatividade – “Jambolão: um hipoglicemiante natural ou apenas um mito?”, da E. Estadual Técnica São João Batista, em Montenegro. Desenvolvido pelas alunas Ana Claudia Machado Schumacher e Bruna Santarém e orientado pelo professor Fabio Juliano Motta de Souza.

Inovação – “Coletor ambiental”, Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão - CETEMP, em São Leopoldo. Desenvolvido pelos alunos Marcos Poletto Godoy, Paulo Henrique da Silveira e Rogério da Silva Basso e orientado pelo professor Marcelo Luiz de Quadros.

Relevância social – “Bebedouro inovador para PCD”, da E.E.P.SENAI, em Porto Alegre. Desenvolvido pelos alunos Daniel Garcia Antunes e Jonathan Willian Lopes Rodrigues e orientado pelo professor Flávio Rocha de Ávila.

Contribuição a ciência – “Ensaio de desempenho de cultivares de milho na Escola Guaramano”, da E.E. Técnica Guaramano, em Guarani das Missões. Desenvolvido pelo aluno Yuri Flávio Wildner e orientado pelo professor João Feliciano Soares Rigon.

Contribuição ao meio ambiente – “Potencializador de glifosato e fertilizante natural”, da E.E. Técnica Guaramano, em Guarani das Missões. Desenvolvido pelos alunos Dionatan Bonfanti, Lucas Ferst e Felipe Gonçalves Brouwers e orientado pelo professor Marcelino Jaroczewski."

Publicado no site: www.seduc.rs.gov.br

Um comentário:

Prof Ms João Paulo de Oliveira disse...

Prezado engenheiro Vulmar Leite!
No meu viés todos ganharam com a alvissareira 4º Feira Estadual da Ciência e Tecnologia! Os alunos e regentes, porque tornaram de domínio público o produto final e a seriedade como é encarada a "Educação Profissional", no seu pujante Estado Meridional! O Governo Yeda Crusius, porque encara este segmento de ensino como condição "sine qua non" para a cidadania plena, além de ficar patente o compromisso, que este governo tem, em tornar um fato as políticas públicas educacionais garantidas por preceitos Consitucionais!
Parabéns a todos, em especial ao Secretário da Educação, Ervino Deon e a Vossa Senhoria, que gerencia a Superintendência da Educação Profissional! Iniciativa como esta é exemplo para os demais Estados da Federação!
Saudações pedagógicas e esperançosas!
Até breve...
Prof. Ms. João Paulo de Oliveira
Diadema-SP