quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BLOGUEIRO PAGARÁ INDENIZAÇÃO

Do blogue RADAR ONLINE:

50 000 reais


"Ali Kamel, o número 1 do jornalismo da Globo, obteve ontem uma vitória na Justiça do Rio de Janeiro contra o blogueiro e apresentador de programa de variedades da Record, Paulo Henrique Amorim.De acordo com a sentença, Amorim terá que pagar uma indenização de 50 000 reais a Kamel. Motivo: Amorim escreveu diversos textos associando Kamel ao racismo. Diz o juiz Rossidelio da Fonte, da 35ª Vara Cível:
- Quando um jornalista como réu divulga fatos que não correspondem à verdade, ou envolve cidadão sem averiguar a procedência de suas fontes e a veracidade das informações, levando os leitores a concluírem que o autor é racista ou apoia práticas racistas, há evidente responsabilidade passível da obrigação de indenizar.
Ainda cabe recurso à decisão.
Na verdade, são duas as ações que Kamel move contra Amorim. Na primeira, o apresentador já foi condenado em segunda instância a pagar 30 000 reais por chamar Kamel de “racista”.
A segunda é a que teve sua decisão em primeira instância publicada ontem. Impetrada depois da primeira condenação, esta ação baseia-se no fato de Amorim insistir em associá-lo a atitudes racistas de outros.
São, portanto, duas ações independentes, por fatos diferentes, em que Amorim foi condenado por dois juízes diferentes.

Por Lauro Jardim"

Nenhum comentário: