terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

VALE TUDO EM POLÍTICA?!


Do blog de Cláudio Humberto:


"Sandro Mabel vai ao STF para anular eleição de líder do PMDB na Câmara

Foto
DEP. SANDRO MABEL
O deputado  Sandro Mabel (PMDB-GO) impetrou mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal em que pede liminar para anular a eleição do novo líder do PMDB na Câmara dos Deputados, domingo (3). Ele alega que a eleição deve ser considerada nula porque contou com a participação de congressistas irregularmente empossados. Mabel informa na ação que encaminhou ofício ao presidente da Câmara solicitando a anulação da posse dos suplentes, mas não obteve resposta. Sustenta que as mudanças no quadro político-partidário às vésperas da eleição para a liderança do PMDB teriam sido “manobras” para possibilitar a vitória do deputado Eduardo Cunha (RJ). Sandro Mabel disputou a liderança do PMDB juntamente com Eduardo Cunha e Osmar Terra (RS). Este último obteve 13 votos no primeiro turno, enquanto Mabel alcançou 26 votos e Cunha, 40. No segundo turno, Eduardo Cunha venceu a disputa com 46 votos, contra 32 de Mabel. Ele denuncia que a posse dos suplentes teria interferido no resultado das eleições, uma vez que “deputados titulares, pertencentes a outros partidos, se afastaram para viabilizar a posse dos suplentes pela primeira vez nesta legislatura”.
Meu comentário:
Já vi e ouvi muita coisa em política, renúncias, traições, votos a cabresto, negociatas, parlamentar viajar ou "adoecer" para não votar etc., mas ainda não tinha visto deputados de um partido licenciarem-se para assumir o suplente de outro, a fim de votar na eleição do líder deste partido. Isso é inédito. É a prova cabal de que não há mais partidos orgânicos e ideológicos no nosso país. Há, isso sim, um arranjo de interesses de determinados grupos econômicos e sociais, que se articulam entre si para obter determinados fins e, assim, se filiam em diferentes siglas partidárias. Estas novas siglas possibilitam o acesso ao fundo partidário, manter cativas bases eleitorais e novos cargos nos parlamentos e, portanto, maior poder de barganha e de participação no controle das casas legislativas e nas composições da base apoio a governos estaduais e federal. 
Não sei se são verdadeiras as acusações do deputado federal Sandro Mabel, mas é fato que ele impetrou mandato de segurança junto ao STF, para anular uma eleição ocorrida na bancada do PMDB, na Câmara Federal.
 E agora? Em quem acreditar?

Nenhum comentário: