sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

PROTEÇÃO AO CONSUMIR DE CARNE

Do site http://www.beefpoint.com.br: A publicação, abaixo, apresenta uma nova tecnologia que pretende controlar a qualidade da carne que fica exposto nas gondolas dos supermercados. Os consumidores, seguramente, vão gostar e agradecer!

"Ampulheta na embalagem informa validade da carne
Imagine uma ampulheta que estivesse aderida às embalagens de carne bovina, e que ao invés de tempo, o dispositivo informaria a quantidade de amônia liberada pela carne e sua coloração indicaria se está ou não adequada para consumo.
O processo de liberação de amônia pela carne quando embalada é normal. Esta etiqueta em forma de ampulheta indica quando há excesso de amônia dentro da embalagem, indicando que a carne está imprópria para consumo pois está há muito tempo exposta na gôndola. A tinta da ampulheta, sensível à amônia, chega até a cobrir o código de barras, impossibilitando a compra pelo consumidor.
Questionamos o professor Pedro Eduardo de Felício (Unicamp, Engenharia de Alimentos, especialista em carnes) sobre esta etiqueta, ele comentou:
“Achei ótimo, mas depende de ocorrer deterioração mesmo, o que vai se dar nessas bandejas das fotos a partir de 72 h ou um pouco mais dependendo da temperatura do display. Na carne a vácuo vai demorar muito mais tempo, a partir de 40 dias a 2-4 C, possivelmente, mas também pode ser interessante, porque na bandeja com filme de PVC a deterioração é perceptível visualmente , enquanto no vácuo você não percebe até abrir a embalagem”.
Muito obrigado professor!
A criação é da agência japonesa de design To-Genkyo e ainda não está sendo comercializada.
Fonte: To-Genkyo, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint."

Nenhum comentário: