terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR

Hoje, 15 de outubro, é a data convencionada para celebrar e homenagear os professores, os nossos mestres na apropriação do conhecimento, de princípios e valores éticos e morais que nos tornam seres humanos melhores, solidários e capazes de amar, empreender, indagar, questionar, planejar, pesquisar, propor, criticar, elogiar, conquistar e criar os meios de produção e de entretenimento que asseguram a fruição das nossas vidas, com qualidade e plenitude.

Desde muito cedo o professor orienta a nossa trajetória, agora também desde os seis meses de vida, nos primeiros passos, literalmente, acompanha de forma compartilhada com os pais. Nas creches e escolas infantis, nossas crianças recebem a orientação qualificada, segura, complementar e de fundamental importância para o desenvolvimento das funções cognitivas e formação de hábitos comportamentais que lhes proporcionem viver equilibrada e conscientemente nos ambientes familiares e comunitários.

São esses profissionais que saudamos hoje, mas que devemos reverenciar todos os dias, pela importância transcendental que tiveram e têm nas nossas vidas. 

Ao revisitar a memória surgem os nomes de muitos professores e professoras que influenciaram as minhas escolhas, o caráter, a conformação da minha personalidade e o acesso às ferramentas que proporcionaram o exercício profissional ao longo de muitas décadas.

São muitos os mestres que gostaria de lembrar e citar e, em nome deles, homenagear a todos os atuais professores: Eny, Iara, José, Milton, Rosalvo, Maria, Pedro, João, Carlos, Milton, Julieta, Cícero, Jorge, Élio, Juarez, Carlos Humberto, Gibsy, Adriane, Ione, Ema, Paulo, Antônio, Rodrigo, Gumercindo, João Érico, Luiz, Dirceu, Silvio, Marília, Vera, Márcia, Jussara, Marcos, Rubens, Nilson...

Parabéns, Professores!

Nenhum comentário: