terça-feira, 17 de dezembro de 2013

NOVO FATO RELEVANTE NA MARGEM DA BR-287

Em 8 de dezembro de 2012, portanto há um ano atrás, publiquei no meu blog, ver abaixo, uma matéria sobre a troca de guarda no comando do Frigorífico Sagrilo, que  foi fundado há 40 anos pelos irmãos Irmo e Hermenegildo Sagrilo, mas sempre foi administrado pelo empresário Irmo Sagrilo. Sempre destaquei a importância da indústria de carnes como a mais importante atividade industrial da matriz produtiva local, para alavancar a geração de empregos, renda e desenvolver economicamente o Município de  Santiago.

Não fiz isso somente quando fui chefe do Poder Executivo Municipal, mas também como militante de partido de oposição ao sistema governista predominante na nossa terra. Alguns áulicos do poder político dominante, na ânsia de mostrar serviço para os patrões e politizar uma iniciativa privada relevante, costumam jogar pedras na oposição como se esta fosse responsável pelo processo de desindustrialização de Santiago que, salvadas as iniciativas empresariais corajosas e destemidas, entre outras, dos Irmãos Sagrilo, agora do seu genro, somadas à persistência e denodo dos Irmãos Reginatto, proprietários do Matadouro Bela União, conseguiram manter ativa e próspera a indústria de carnes em Santiago. Estes mesmos vestais esquecem de comentar as seríssimas preocupações do empresário Ruderson, em entrevista a uma emissora de rádio, sobre a elevada incidência do comércio ilegal de carnes clandestinas, em Santiago que, segundo ele, beira a 80 por cento.

Imagem: Blog do Rafael Nemtiz
Um novo fato relevante deve ser destacado no contexto do empreendimento industrial de base econômica, Frigorífico RM Sagrilo, sucedâneo do Frigorífico Sagrilo, agora sob a direção de Ruderson Mesquita Sobreira, sucessor familiar do proprietário e administrador anterior, a agregação de valor à matéria prima industrializada através de um novo produto - Carnes Sobreira -, que consiste no lançamento no mercado de carnes com cortes especiais e embaladas a vácuo, para venda direta aos consumidores nas gôndolas das redes de grandes supermercados.

Inegavelmente precisamos reconhecer e valorizar o talento empreendedor e inovador dos novos proprietários do Frigorífico RM Sagrilo, Ruderson Mesquita Sobreira, e sua esposa Marisane Sagrilo Sobreira, que têm a nobre e grandiosa missão de manter, inovar, atualizar, desenvolver e prosperar esse empreendimento, no mínimo, pelo próximos 40 anos.

Abaixo, a postagem publicada neste blog no dia 8 de dezembro de 2012:

FATO RELEVANTE NA MARGEM DA BR - 287


A BR 287 é a Rota do Sol no Rio Grande do Sul, que une São Borja à Terra de Areia, no Litoral norte do Estado. Num dos seus trechos, Santiago -Jaguari, ao lado da "polêmica dos pinus" que se trava em Santiago emerge, em sua margem direita de quem segue para o centro do Estado, um empreendimento de grande importância econômica para a nossa região - uma indústria de carnes, produto típico e base da nossa economia tradicional e contemporânea, pois as extensas e qualificadas criações de bovinos e ovinos geram a riqueza e foram decisivas para plasmar a fundação da nossa comunidade municipal, como um ente autônomo e desenvolvido na Federação.

A refundação e a modernização do Frigorifico Sagrilo, criado pelos irmãos Irmo e Hermenegildo Sagrilo, é um fato auspicioso e de enorme significado econômico e social para nossa região, pois busca agregar valor aos produtos da terra, bovinos e ovinos, primordialmente, que são produções de expressão e um dos sustentáculos da atividade econômica de Santiago e demais municípios da região Centro-Oeste. Não podemos continuar exportando gente e gado em pé. Precisamos criar empregos e agregar valor aos nossos produtos tradicionais.

Em entrevista veiculada na mídia, o novo empreendedor, Ruderson Mesquita, sucessor na linha familiar dos antigos proprietários, afirmou que além da modernização das instalações que habilita o estabelecimento a comercializar seus produtos rigorosamente dentro dos requisitos técnicos exigidos pela Inspeção Sanitária Estadual, aduziu que, também, foi ampliada a capacidade de abate para 200 cabeças por dia, o que permite estimar em cerca de 70 mil por ano. São números muito expressivos se considerarmos que a população bovina total de Santiago é estimada pelo IBGE em 200 mil cabeças.

Alegra-me muito que esse empreendimento continue funcionando em escala ainda maior, com visão de futuro e voltada também para o mercado de distribuição de carnes. Esta indústria é estratégica e muito importante para potencializar nossa riqueza, gerar empregos e mais impostos para a municipalidade.

É preciso que Irmo Sagrilo e, in memoriam, Hermenegildo Sagrilo, tenham sempre o nosso reconhecimento, pela iniciativa pioneira e histórica de industrializar a matéria prima mais cara às nossas melhores tradições. Como, também, desejar muito sucesso aos seus continuadores, Ruderson Mesquita, e Marisane Sagrilo Sobreira, agora os donos do negócio.



Nenhum comentário: