domingo, 26 de setembro de 2010

Heranças & Herdeiros: Comentário inteligente

Não posso deixar de destacar o comentário, abaixo, do meu prezado amigo, Professor João Paulo, já colaborador deste modesto blog. Trata-se de percepção de um Educador Emérito, que ensina alunos na etapa mais importante do aprendizado, ensino fundamental, quando o educador não pode falhar no uso dos métodos pedagógicos indispensáveis ao desenvolvimento das competências cognitivas e dos valores fundamentais à formação do caráter e personalidade da criança.

Em seu comentário, faz um paralelo entre a acumulação de saberes dos alunos ao longo dos ciclos letivos, com a evolução das políticas públicas de estado que tem continuidade nas sucessões de governos. Pedagógica e lúcida comparação. Obrigado, Professor!

"Prezado engenheiro Vulmar Leite!

Esta entrevista deixou-me propenso a fazer uma analogia, com o viés educacional:

- Vamos supor que um regente se depara no início de um ano letivo com uma turma, onde a maioria dos regidos apresenta acentuadas dificuldades de aprendizagens... Com muita pertinácia, atendimento personalizado e valorização dos avanços dos pequeninos, ao término do ano letivo a turma apresenta avanços significativos nos domínios das competências leitora e escritora. No ano letivo seguinte esta mesma turma fica sob a regência de um outro regente, que dá continuidade a metodologia do regente anterior! É evidente que os avanços são notórios! De quem é o mérito pedagógico do regente atual ou do anterior?

Calorosas saudações democráticas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP "

Um comentário:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Prezado engenheiro Vulmar Leite!
Muitíssimo obrigado pelas gentis palavras e consideração!
Calorosas saudações democráticas!
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP