terça-feira, 13 de novembro de 2012

CONCEITO DE CHAPA-BRANCA


Publicado no Blog de Jorge Ireno Reis, o texto que segue abaixo, define com muita clareza o conceito de veículo de comunicação chapa-branca. Qualquer procedimento de agentes públicos ou privados intimidatórios, na calada da noite, através de telefonemas, postagens anônimas,  oferta ou retirada de publicidade em troca de seletividade na veiculação de informações, quando acatados, pode ser evidência de relações promíscuas.

Chapa Branca



A cada dia que passa o mundo virtual fica mais acessível e as informações chegam com muita rapidez e eficiência nos mais distantes rincões.
A internet tornou-se ligação entre as pessoas do mundo todo, através dela jornalistas, blogueiros e pessoas que postam notícias nas redes sociais, conseguem em poucos minutos divulgar as mais diversas informações.

Assim como em outros meios de comunicação, no mundo virtual existe um percentual muito elevado de jornais e blogs “CHAPA BRANCA”, nesse tipo de mídia, os jornalistas e blogueiros têm o interesse em manter o status junto às pessoas influentes, ficando aliados com os empresários e as autoridades locais ou regionais.

Noticia-se somente o que interessa e sem a devida imparcialidade, os fatos geralmente são relatados de forma superficial e muitas vezes não voltam ao assunto, deixando a sociedade a esperar por uma resposta plausível, também em determinado momento é um meio para desviar o que seria o foco principal.

A expressão “CHAPA BRANCA” refere-se a cor das placas dos veículos oficiais, e são as trocas de favores e as bajulações características principais dessa mídia, que no mínimo tem o objetivo de manter os seus patrocinadores, ou seja, ganhar dinheiro.

Para quem não adere à mídia marqueteira, a liberdade de expressão está garantida na Constituição Federal de 1988, nos Art 1º inc V, Art 5º inc IV, VII e IX, Art 2º e Art 220º e no Art 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, mas seguidamente ficamos sabendo da existência de intimidações e tentativa de calar inclusive jornalistas de renome.

O jornalista Fábio Pannunzio da Rede Bandeirantes de Televisão, escrevendo nada além do que a verdade em seu blog desde 2009, enfrentou várias empreitadas judiciais que tinha como objetivo calar jornalistas que não se submetem aos grupos políticos transformadores da blogosfera em cruzada de mercenários virtuais, e então no dia 26 de setembro de 2012 fez a última postagem em seu blog.


Pela forma de escrever é notável que não sou jornalista, eu apenas expresso a minha visão e respeito as opiniões de todos os que não acreditam na existência desse tipo de mídia.


Comentários e críticas: jorgeirenoreis@gmail.com

Nenhum comentário: