sábado, 10 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO : FECHAMENTO DE ESCOLA

Recebi informação reservada de uma moradora do Bairro Alto da Boa Vista, manifestando seu profundo desagrado pela notícias sobre o encerramento das atividades da Escola Municipal de Ensino Fundamental que funciona naquela localidade. Particularmente não acredito que o prefeito reeleito vá tomar essa medida lesiva aos interesses do sistema municipal de educação.

Sabidamente, há um grande esforço das administrações municipais, em todo o Estado, de aumentar a participação no ensino fundamental, mesmo que isso implique na redução da oferta pela rede estadual, segundo a tendência das políticas emanadas pelo Ministério da Educação. Nesta linha de atuação, caberá aos municípios, além da educação infantil obrigatória, também a oferta de ensino fundamental de qualidade. Em contrapartida, compete aos estados o ensino médio e a ampliação de vagas na educação profissional de nível médio e pós-médio. Atualmente o ensino fundamental em Santiago (1ª a 9ª séries) é compartilhado pelas escolas municipais e escolas estaduais, com alunos distribuídos equitativamente entre as duas redes.

Na zona leste da cidade, existe apenas uma escola municipal que concorre na oferta matrículas no ensino fundamental com a Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Thomaz Fortes. O fechamento da escola municipal obrigará a transferência dos alunos para a escola estadual, com o consequente prejuízo no repasse de recursos do FUNDEB para o município. Certamente, que também não trará benefícios a médio e longo prazo para a escola estadual, porque esta perderá espaço físico e esforço de gestão para avançar na qualificação do ensino médio e, fundamentalmente, incluir na sua proposta curricular a educação profissional.

A implantação de cursos técnicos concomitante ao ensino médio e em pós-médio, a meu juízo, seria a missão grandiosa a ser perseguida pela direção da conceituada escola estadual, com apoio do município, pela relevância em oportunizar aos alunos e moradores do Bairro, qualificação e formação profissional multidisciplinares, papel coerente com as funções e políticas do Governo Estadual.

Essas rápidas reflexões foram provocadas pela mensagem que recebi, por e-mail, e transcrevo, abaixo, pois não é assunto novo para mim. Já ouvi de outros moradores do entorno, a mesma preocupação.

"... não achei outro lugar para lhe escrever então o faço neste espaço. A EMEF Boa Vista foi inaugurada em sua gestão, ela é estratégica e muito necessária, e agora existem rumores do seu fechamento, não sei se é uma escolha política pós pleito, um favorecimento a escola Thomás Fortes, uma simples escolha da Secretaria ou ... um contraponto ao Título de Cidade Educadora. 

A verdade é que a Escola hoje está se tornando um ponto de referência no bairro, com várias atividades que estão agradando bastante, e está crescendo. Está sendo bem administrada e os alunos sentem-se bem lá. Por isso, peço-lhe uma atenção em seu Blog para aquela escola, para que a mesma e os alunos não sejam vítimas da má administração na área educacional.

 O excesso de tempo de permanência em um cargo, acarreta vícios, minimiza as possibilidades de renovação e acima de tudo, dá ao detentor do cargo a falsa impressão que ele sabe tudo e que tudo está bem. A Educação precisa de respostas (RBS)e Santiago precisa de SOLUÇÕES...."

Pretendo retornar ao tema, após buscar os dados atualizados sobre as matrículas do ensino fundamental, médio e profissional no nosso município, além de conversar com pais, professores e alunos das respectivas escolas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com as palavras
do Senhor Vulmar Leite, acredito também que é apenas um boato que deverá ser desenrolado durante a semana. O prefeito jamais tomaria uma atitude dessa depois da eleição, até porque vem contra o tema de Cidade educadora, mas se for verdade com certeza enfrentará várias críticas sobre sua administração e sobre a administração dos seus secretários.
Esperamos então a resposta.

Anônimo disse...

Realmente também ouvi tal boato, mas não acredito que isso acontecerá, pois tenho filho matriculado nessa escola, lá nossos filhos são tratados com carinho, responsabilidade, dedicação, todos são chamados pelos nomes,nós mesmos, os pais somos reconhecidos até na rua, muito diferente do que nas escolas maiores, que são simplesmente considerados números para receber a tal verba chamada FUNDEB. Não aceito, não acredito e de maneira nenhuma vou compreender tal decisão, seja essa vinda de quem for, mas com certeza o prefeito reeleito a 1 mês não vai aceitar. As palavras do Senhor Vulmar Leite dizem tudo, e esse mesmo senhor já tinha alertado a população sobre esse assunto, agora mais do que nunca fica claro que devemos ouvir os candidatos com mais atenção e investigar as palavras deles, o que desta vez estavam totalmente corretas.