quarta-feira, 6 de novembro de 2013

BALÕES DE ENSAIO NA BLOGOSFERA

A nossa blogosfera regional é muito rica e diversificada nas apreciações dos acontecimentos do cotidiano ao repercutir questões das mais diferentes naturezas e matizes: o meio ambiente, os conflitos sociais e familiares, o desenvolvimento econômico, cultura, música, arte, nutrição, história, intimidades pessoais e familiares, costumes, eventos, enfim uma gama imensa de assuntos mobiliza milhares de internautas nas redes sociais, nos blogs e mails. Há uma profusão de pensamentos, ideias, críticas, reflexões, elogios, exemplos, imagens, citações, reproduções, acusações, ofensas, defesas etc.

Mas há uma questão que me intriga, há muito tempo - a prática recorrente de alguns internautas de postar anúncios de notícias ou de fatos que serão publicados a posteriori que, se conhecidos, causariam forte impacto junto aos leitores e à própria vida da comunidade.

Tenho refletido sobre o assunto e confesso que não cheguei ainda a uma conclusão: se trata-se de blefe, para usar o jargão do pôquer, ou de velada ameaça para atingir determinados fins obscuros e inconfessáveis publicamente para atingir alvos definidos? Falta de coragem para sustentar a denúncia anunciada por covardia e medo de arcar com as consequências? A fonte da informação não confirmou os fatos e, por via de consequência, a denúncia é vazia? O anúncio produziu o resultado esperado funcionando como moeda de troca? Uma ação midiática com o propósito de despertar a curiosidade e manter cativos os acessos aos blogs? Não sei, mas a verdade é que esse tipo de procedimento semeia a intriga, capilariza a fofoca, dissemina a dúvida e mina a credibilidade dos blogs em geral, além da possibilidade real de deslocar o foco e ferir reputações de pessoas inocentes.

É uma pena!

Nenhum comentário: