sexta-feira, 1 de novembro de 2013

PRODUTOS COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO

"Farmácia é condenada em R$ 5 mil por vender remédio vencido no RS

Mãe pediu danos morais após ter quadro de saúde da filha de um ano agravado

Uma farmácia da Região Metropolitana foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul a pagar uma indenização de R$ 5 mil pela venda de medicamentos vencidos.

A autora do processo comprou os remédios para o tratamento da filha de um ano e, após cinco dias de medicação, sem efeitos, viu-se que estavam vencidos havia dois meses. A criança que consumiu os remédios teve agravamento no quadro de saúde.

De acordo com a juíza Mariana Silveira de Araújo Lopes, da 4ª Vara Cível do Foro de Canoas, o consumidor deve ater-se à data de vencimento dos produtos, porém, ninguém imagina que um estabelecimento habituado ao comércio de remédios manterá à disposição dos clientes produtos vencidos e, portanto, inadequados ao consumo.

A assessoria de imprensa do TJ não soube precisar onde fica o estabelecimento comercial." 

Fonte: Zero Hora.com

Meu comentário: 

Uma farmácia na região metropolitana do Estado foi condenada pelo Tribunal de Justiça (RS) a pagar certa importância em dinheiro, a título de indenização, por comercializar medicamentos com prazo de validade vencido. Costumo, sempre, em qualquer compra de produtos no comércio, verificar a validade dos mesmos.

Confesso que, seguidamente, constato que alguns estabelecimentos comerciais não zelam com rigor a observância desse quesito em muitos produtos, perecíveis ou não. Sempre que isso ocorre procuro o encarregado do setor de vendas e, discretamente, comunico o fato.


Ajo, dessa forma, sem alarde e sem denunciar os fatos constatados às autoridades competentes, aduzindo de que não há má fé nesses procedimentos equivocados e que, quando isso ocorre, é decorrente da insuficiência de treinamento dos colaboradores e do próprio nível de consciência de que essa irregularidade pode colocar em risco a saúde pública, além de desrespeitar a norma legal.

Nenhum comentário: