terça-feira, 3 de março de 2009

Escolas estaduais podem participar de programa para melhoria da gestão educacional

As escolas estaduais interessadas em participar do Programa Consultoria para Educação de Qualidade, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi/RS), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEC), têm até o dia 15 de março para fazer inscrição. A adesão pode ser feita nas 14 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE’s) que integram a edição deste ano.

A partir da iniciativa, gestores das instituições de ensino são capacitados, visando à melhoria dos processos administrativos e pedagógicos das escolas. Para aderir ao programa, as escolas precisam ter mais de 100 alunos matriculados. Também são considerados, para inscrição, os resultados dos exames do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). Em cada CRE serão formadas turmas reunindo integrantes de 20 instituições de ensino. Os conteúdos abordados ao longo da capacitação enfocam diferentes formas de elaboração e implementação de planos de ação para gestão escolar.

Podem participar dois profissionais por escola, sendo obrigatória a presença do diretor. A capacitação ocorrerá entre os meses de abril e novembro na modalidade presencial, com quadro encontros programados, e a distância, acompanhados por consultores do Sesi e pelas CRE. Em 2008, mais de 200 escolas estaduais participaram do programa, atingindo cerca de 70 mil alunos e seis mil professores. A estimativa da SEC para este ano é reunir 300 escolas e 600 participantes, entre gestores e servidores administrativos.

As Coordenadorias Regionais de Educação que participam desta edição do programa são Porto Alegre Pelotas, Passo Fundo, Cruz Alta, Uruguaiana, Guaíba, Bagé, Santo Ângelo, Rio Grande, Santana do Livramento, Três Passos, Gravataí, Canoas e São Borja.

Fonte: SEC

Nenhum comentário: