quarta-feira, 4 de março de 2009

Grupo de parlamentares cria o Movimento pela Transparência

A frente parlamentar anticorrupção reuniu 29 congressistas de sete diferentes partidos em sua primeira reunião, realizada no dia 3 de março, no apartamento do deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP).

O nome provisório da frente é MPT (Movimento pela Transparência). Para evitar que o grupo fosse ao noticiário com uma cara “moralista”, seus integrantes preferiram excluir a palavra “corrupção” do nome do movimento, optando em associá-lo à luta pela transparência na administração pública, em todos os níveis – Executivo, Legislativo e Judiciário.

A frente vai dispor também de uma página internet como forma de difundir suas propostas e, simultaneamente, recolher sugestões da sociedade. Os deputados querem constituir um movimento aberto, participativo, que envolva a sociedade, com debates em universidades e ciclos de viagens pelo país.

O grupo de deputados já iniciou um movimento na Câmara Federal para levar à votação a emenda que institui o voto aberto no Congresso, atualmente engavetada e pretende pressionar para que a exposição dos gastos com a verba indenizatória dos parlamentares seja irrestrita e todos os dados sejam disponibilizados à sociedade através da internet.

O Movimento pela Transparência também quer uma reforma política ampla, ao contrário da fatiada que propõe o governo, com o financiamento público de campanha.

Nenhum comentário: