domingo, 3 de maio de 2009

Congresso prepara reforma política à moda da Casa

O Legislativo vai tentar, nesta semana, mudar de assunto, arrancando das manchetes as transgressões éticas, oferecendo debate sobre reforma política a partir de proposta formulada por uma comissão de deputados coordenada por Ibsen Pinheiro (PMDB-RS).

O grupo sugere que a discussão fique concentrada em dois temas: voto em lista e financiamento público das campanhas. Se for aprovado o sistema de voto em lista, o eleitor deixará de optar pelo candidato de sua preferência e passará a votar apenas nas legendas. Vão se eleger os candidatos escolhidos previamente pelos partidos – quanto mais votos obtiver uma agremiação, maior o número de eleitos de sua lista.

Se vigorar o financiamento público das campanhas, o custeio será bancado pela União, ficando proibidos os partidos de receberem doações de natureza privada.

Essa é a reforma política que o Congresso deseja oferecer à população – que o eleitor pague por um pleito em que lhe será negado o direito de escolher candidato. A isso se resume a proposta, que precisa ser aprovada até o final de setembro para que possa vigorar em 2010.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu sou seu fa e apoiei o senhor nas eleiçoões eu sou filho do ILTOM VARGAS DE OLIVEIRA eu me chamo FERNANDO SILVEIRA DE OLIVEIRA e eu vim parabenizar o senhor pelo seu blog o senhor tem um otimo blog eu tambem tenho um blog de noticias e sera um praser que o senhor va la conheçer o meu blog o endereço é http://fernandosilveiradeoliveira.zip.net
meus parabens otimo blog otimo trabalhos