segunda-feira, 4 de maio de 2009

Gripe Suína: MENOS!!!!!!!


Nem bem começou e não aguento mais ouvir falar na gripe suína. Não estou achando que se trata de um assunto irrelevante ou pouco importante, mas o medo da pandemia gerou um pandemônio ridículo.
É óbvio que há sérios riscos que inspiram muitos cuidados, mas doenças sempre existiram e nunca deixarão de nos atormentar.
Devemos lembrar que nunca antes a medicina esteve tão avançada como atualmente, motivo pelo qual não se pode comparar em momento algum a gripe de agora com a trágica gripe espanhola que matou milhares de pessoas entre 1918 -1920, porque as condições da época, ainda bastante precárias, em nada se comparam às atuais, em que pese se saiba que existam países até hoje paíse ou zonas atrasadas.
Creio que grande parte da culpa fica por conta dessa CULTURA DO MEDO que assola nosso mundo globalizado. E a imprensa vive e goza dela, precisa dela, faz qualquer coisa por ela. É irritante.
Cada vez mais, alguns episódios ou fatos que ocorrem em diferentes partes do mundo adquirem repercussão mundial e são tratados como se fossem se proliferar em todos os lugares e dizimar a civilização, quando não há qualquer dado científico e seguro que corrobore as circunstâncias.
É patético observar na televisão e internet as pessoas circulando em aeroportos, nas ruas, nos metrôs, de noticiários até sites de moda com aquelas ridículas máscaras no rosto, que não impedem contágio de forma alguma, já que o vírus ou bactéria é ínfimo e passa entre os tecidos. Não vou me admirar se daqui uns dias as marcas Dior e D&G, por exemplo, não fabricarem máscaras de grife para ganhar dinheiro em cima da nossa estupidez.
Mais que isso, essa histeria coletiva está fazendo com que ocorram situações de discriminação, especialmente com relação aos mexicanos ou pessoas que retornaram de temporadas naquele país, como vem sendo noticiado nos últimos dias. Ora, as informações não são seguras quanto à origem da gripe, mas desde já são tratados como se estivessem carregando uma arma letal consigo, o que é isso????????????
É necessário cuidados. É necessário obter informações. Mas também é necessário ter equilíbrio para não entrar numa histeria coletiva.

Dayana Pessota Leite - publicado em 03.05.2009 no blog: http://www.unamujerhabitada.blogspot.com/

Nenhum comentário: