sexta-feira, 22 de maio de 2009

Instituto EcoBrasil e Programa Bem Receber

Recentemente o mundo vem acordando para o fato de que nossos recursos naturais não são inesgotáveis. E de forma crescente vem aumentando a preocupação pelo desenvolvimento e ações sustentáveis, para a pesquisa e o estudo de novas tecnologias que não prejudiquem o meio ambiente, como formas limpas de energia e, inclusive, a educação ambiental dos cidadãos, para que cada um possa contribuir para manter o meio em que vive, aprendendo a evitar, por exemplo, desperdícios ou a poluição de rios e lagos.
Da mesma forma, gradualmente os setores de turismo começam a perceber a importância de ações sustentáveis, não só para a preservação dos recursos naturais que exploram, mas também porque há uma maior procura e conscientização das pessoas - especialmente estrangeiros que visitam o país - nesse sentido.
Por isso, achei interessante citar nesse blog o Instituto EcoBrasil (www.ecobrasil.org.br), que é a primeira organização não-governamental e sem fins lucrativos de ecoturismo no país, fundada em setembro de 1993. Esse instituto tem por missão fazer do turismo um instrumento eficaz de desenvolvimento econômico e conservação dos recursos naturais e culturais, promovendo a capacitaçao e treinamento de profissionais e empresários para atender o mercado e, por outro lado, elaborar e implementar estudos, pesquisas e projetos nessa área.
Ainda, também tive a feliz notícia da existência do Programa Bem Receber - Qualificação Profissional e Gestão Sustentável (www.bemreceber.org.br), criado pelo Instituto Hospitalidade em parceria com o Ministério do Turismo, o SEBRAE, o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e a ASPEX-BRASIL (Agência de Promoção de Exportações e Investimento do Brasil), voltado para hotéis (não inclui redes), alberques e pousadas de pequeno porte. O programa cadastra os interessados e tem por finalidade recomendar práticas de sustentabilidade, como implantar painéis de energia solar, sistema de compostagem de lixo e captação da água da chuva. E se o estabelecimento preencher os diversos requisitos, após uma avaliação, recebe um certificado de qualificação profissional.
No site, é possível conhecer as formas de atuação do programa junto ao seu alvo, o qual se destaca a seguir:
-Conscientizar os trabalhadores quanto ao seu papel como disseminadores da cultura local e sua responsabilidade por servir com qualidade ao turista;
-Criar um movimento pela qualificação dos trabalhadores e das empresas de maneira a proporcionar sua constante atualização;
Engajar o empresariado no esforço pela qualificação do destino;
-Utilizar racionalmente os atrativos turísticos, visando preservá-los para as próximas gerações; e
-Trabalhar com as comunidades locais desenvolvendo uma consciência turística, preparando os anfitriões para bem receber, acolher com satisfação e servir com excelência o turista, ativando as cadeias de produção associadas e os efeitos positivos do turismo, com conseqüente prática do turismo sustentável.
Espero que iniciativas como essas comecem a tomar forma e crescer não só no turismo, mas nos setores de transportes, de construção, entre outros, para que o Brasil preserve suas belezas naturais com projetos relevantes e invista na educaçao da população, tornando-se um lugar melhor para se viver e uma referência mundial.

Nenhum comentário: