quarta-feira, 29 de julho de 2009

Recesso escolar na rede pública estadual

"O período de recesso das aulas da rede publica estadual será estendido até o dia 17 de agosto. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 29, durante entrevista coletiva concedida pelos secretários estaduais da Educação, Mariza Abreu, e da Saúde, Osmar Terra. O retorno dos 1,2 milhão de alunos das 2,6 mil escolas estaduais estava programado para ocorrer na próxima segunda-feira, 3, mas foi prorrogado por mais 14 dias. A medida segue orientação do Comitê Estadual de Enfrentamento a Influenza A H1N1 (Gripe A).

Osmar Terra explicou que o comitê recomendou a prorrogação do recesso escolar como forma de evitar aglomerações nas instituições de ensino e para diminuir a velocidade de propagação da Gripe A. O secretário da Saúde destacou a importância de tranqüilizar a comunidade escolar, tendo em vista que as projeções das autoridades sanitárias indicam que 99% da população gaúcha não será infectada pelo vírus. “Sabemos que postergação do recesso não vai influenciar na diminuição significativa do número de casos, mas vai retardar a velocidade de transmissão”, observou.

De acordo com Mariza Abreu, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) decidiu seguir a recomendação do Comitê de Enfrentamento a Gripe A visando tranquilizar e subsidiar a comunidade escolar com informações de prevenção. A secretária da Educação afirmou que as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) deverão repassar, até sexta-feira, 31, ofício às escolas contendo informações quanto a prorrogação do recesso. Na próxima semana, Mariza Abreu adiantou que será feita reunião com os coordenadores regionais de Educação para discutir a recuperação das aulas após esse período. “Pretendemos recuperar as aulas ainda dentro do calendário do ano civil de 2009. Certamente usaremos os sábados para isso”, avaliou.

O calendário letivo da rede estadual para 2009 terminaria dia 23 de dezembro e está disponível no site da SEC (www.educacao.rs.gov.br). O documento segue critérios estabelecidos na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Nacional, como o cumprimento de 200 dias e 800 horas/aula por ano."


Publicado no site da Secretaria da Educação do RS

Nenhum comentário: