quinta-feira, 2 de julho de 2009

Será que o Senado é um ministério de Lula?


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) tem suas idiossincrasias, mas é um político sério. Foi pioneiro na defesa do licenciamento de Sarney e sua tese se disseminou. Agora, quer que o Senado não vote mais nada sob a presidência do maranhense, ou melhor, do representante do Amapá.

Há outra opinião de Cristovam com a qual comungamos – Ele considera desrespeitosa a movimentação do presidente Lula para segurar Sarney na cadeira e avança: “O presidente da República esqueceu o princípio da independência dos poderes. O Lula está tratando o Congresso como se fosse um ministério dele”.

Lula elegeu o telefone para administrar crises enquanto vagueia pelo mundo, em missões muitas vezes estranhas, como a última, na Líbia (Muahmmar Khadafi, um “irmão”?). De lá, ordenou à Dilma que conversasse com Sarney, impedindo a já ensaiada renúncia e não tomasse decisão até a sua volta. Ora, o Senado está ligado à presidência da República? Não é um poder independente? Curva-se o Congresso aos instrumentos manipulatórios do Executivo?

Cristovam, a propósito, lembrou que foi demitido por telefone, quando era ministro da Educação de Lula, durante uma viagem internacional do chefe. A analogia entre o passado e o presente faz sentido: “Do mesmo jeito que o Lula demitiu um ministro pelo telefone, agora pede a um presidente do Congresso que fique...O ministro ele tinha o direito de demitir por telefone. Mas o presidente do Congresso foi eleito pelos senadores...O Lula tem que deixar que os senadores resolvam os seus problemas. Ele está ajudando a desmoralizar mais o Senado, que já está no fundo do poço”.

E acrescenta, desencantado, que a democracia pede um mínimo de estética: “...Infelizmente, não há feiúra maior na democracia brasileira do que o Senado atual”.

Será que seus pares terão coragem suficiente para segui-lo na teimosia de não votar mais nada sob a coroa de Sarney?

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom esse texto doutor. Gosto de lê-lo, é bem escrito e as matérias tratadas são sérias e bem colocadas. Destaca-se da maioria dos blogs de Santiago, mal escritos e que servem muitas vezes apenas para fazer propagandas dos próprios e de amigos, e também para alimentar intrigas e brigas de vizinhos.

Jane!