sábado, 24 de abril de 2010

Embrapa expõe novas tecnologias agropecuárias

Novas tecnologias agropecuárias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), poderão ser visitadas na 7ª Feira Ciência para Vida, na sede da empresa, até o dia 6 de maio, na Avenida W3 Norte, em Brasília.
Segundo, Pedro Pereira, presidente da Embrapa, a instituição não quer apenas lançar novos produtos, deseja aproximar as pesquisas agropecuárias da vida da pessoas, mostrar a ciência de uma forma simples para que todos entendam, valorizando a sustentabilidade na agricultura.

Neste ano serão 15 novos produtos agropecuários no evento, destacando-se entre eles o Tag Ativo, um sistema de rastreabilidade para bovinos com tecnologia 100% nacional, que reduz o tempo gasto na fiscalização, substitui o uso de formulários preenchidos à mão e evita fraudes.

De acordo com, Milena Teles, analista da Embrapa Pecuária Sudeste, o novo sistema integra os três elos da cadeia produtiva, pois irá integrar pecuaristas, barreiras sanitárias e frigoríficos, além de beneficiar os consumidores que terão um produto mais confiável. O dispositivo eletrônico criado pela Embrapa coleta e armazena informações dos identificadores (brincos) colocados na orelha dos bovinos e que acompanharam os animais durante o transporte até o abate.

Nas barreiras de fiscalização, haverá outro dispositivo eletrônico que captará as informações do Tag Ativo, quando o veículo passar pelo local. O objetivo é reduzir o tempo de fiscalização e possibilitar a inspeção sanitária de 100% dos veículos transportadores, controlando o número e a origem dos animais nas barreiras estaduais de fiscalização.

Este produto, após certificado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, estará disponível para comercialização para os criadores e frigoríficos, além de possibilitar sua utilização pelos órgãos fiscalizadores.

Fonte: Lisiane Wandscheer/Agência Brasil.

Nenhum comentário: