Novas tecnologias agropecuárias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), poderão ser visitadas na 7ª Feira Ciência para Vida, na sede da empresa, até o dia 6 de maio, na Avenida W3 Norte, em Brasília.
Neste ano serão 15 novos produtos agropecuários no evento, destacando-se entre eles o Tag Ativo, um sistema de rastreabilidade para bovinos com tecnologia 100% nacional, que reduz o tempo gasto na fiscalização, substitui o uso de formulários preenchidos à mão e evita fraudes.
De acordo com, Milena Teles, analista da Embrapa Pecuária Sudeste, o novo sistema integra os três elos da cadeia produtiva, pois irá integrar pecuaristas, barreiras sanitárias e frigoríficos, além de beneficiar os consumidores que terão um produto mais confiável. O dispositivo eletrônico criado pela Embrapa coleta e armazena informações dos identificadores (brincos) colocados na orelha dos bovinos e que acompanharam os animais durante o transporte até o abate.
Nas barreiras de fiscalização, haverá outro dispositivo eletrônico que captará as informações do Tag Ativo, quando o veículo passar pelo local. O objetivo é reduzir o tempo de fiscalização e possibilitar a inspeção sanitária de 100% dos veículos transportadores, controlando o número e a origem dos animais nas barreiras estaduais de fiscalização.
Este produto, após certificado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, estará disponível para comercialização para os criadores e frigoríficos, além de possibilitar sua utilização pelos órgãos fiscalizadores.
Fonte: Lisiane Wandscheer/Agência Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário