terça-feira, 3 de junho de 2014

A MÁGOA DO EX-CANDIDATO A PREFEITO PELO PT, JÚLIO PRATES

Li no seu blog o forte desabafo contra o partido, PT, que o indicou para concorrer ao cargo de prefeito de Santiago, em 2008. Fiquei sabendo agora que a sua candidatura não tinha guarida dos setores petistas que historicamente sempre se opuseram aos conservadores que se perfilam nas hostes do PP, partido sucedâneo da Arena. Não época, comentava-se que a candidatura do Doutor Júlio Prates tinha sido gestada nos porões do PP, a exemplo do que ocorreu com a do Sandro Palma. O PP, inegavelmente, sempre foi muito competente no trabalho de facilitador da divisão oposicionista em Santiago, como método para ajudar eleger e reeleger sucessivamente seus correligionários. 

O Doutor Júlio Prates, sociólogo e jornalista, foi cooptado para colaborar profissionalmente com as administrações pepistas, cumprindo com denodo e perfeição o papel de porta-voz do partido e governos municipais pepistas. Os blogs, jornais e livros que fez publicar registram os serviços que prestou aos contratantes. Guardo muitas cópias de suas postagens, bem com estive presente no lançamento do seu livro.

Não cabe fazer nenhum juízo de valor sobre a sua conduta e escolhas que fez, respeito a individualidade das pessoas e o livre arbítrio. Todavia, não posso ficar calado quando pisam no meu poncho, e o Júlio Prates pisou muitas vezes, a mando é verdade, por isso sempre relevei. Agora faz uma acusação frontal e equivocada, tentando me usar para atingir possíveis adversários dentro do partido que novamente e ultimamente vem fazendo profissão de fé em constantes postagens no seu conceituado blog.

Não sou anti-PT, muito menos conservador, pois sou livre e independente para pensar, ser e agir, sem ser comandado por ninguém, exceto pela minha consciência. Faço críticas sobre questões pontuais nos governos petistas e nas posições assumidas por setores petistas, de forma clara, respeitosa e fundamentada. Conheço a história dos partidos que se formaram a partir da extinção da Arena e MDB, seus discursos, suas crenças e seus compromissos com a sociedade brasileira. Tenho, felizmente, boa memória para lembrar fatos, acontecimentos e situações que empolgaram e motivaram a minha geração a participar da luta política nestas últimas décadas. Tenho sido coerente na defesa desses princípios, valores e postulados e, portanto, me sinto muito a vontade para cobrar coerência de quem, a meu juízo, talvez tenha mudado o discurso e os propósitos. 

Nenhum comentário: