quarta-feira, 4 de junho de 2014

DE MÁGOAS E RESSENTIMENTOS: CONSIDERAÇÕES

O blogueiro Júlio Prates gosta de dizer e postar o que pensa, sem maiores compromissos com a verdade dos fatos, pois é da natureza humana contar as façanhas dos vencedores e as conquistas pessoais sem se importar que suas histórias possam ter outras interpretações, dependendo do ângulo do observador e do protagonismo que venha a exercer em determinadas circunstâncias e momentos históricos.

Vamos ao fatos sobre algumas das aleivosias publicadas no blog de Júlio Prates:

1. Perseguição ao Jornal Expresso Ilustrado: O blogueiro inverte os fatos, pois quem foi vítima de uma sórdida campanha de difamação midiática foi o prefeito de então, pelo simples fato de que não aceitara compra de elogios à sua administração com dinheiro público. Fato sobejamente conhecido pela comunidade de Santiago e reconhecido pela Justiça, que culminou com a condenação dos diretores do Expresso, por crime de injúria e ao pagamento de indenização pecuniária por dano moral.

2. O prefeito autoritário: De fato, exerci a autoridade na plenitude do poder que o povo de Santiago me confiou, sem ser autoritário e sem receber ordens de ninguém para fazer as obras, serviços, aquisições e contratações, a não ser aquelas que eram emanadas do Poder Legislativo, consubstanciadas no Plano Plurianual de Investimentos, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamento Municipal, as demandas das associações de moradores e entidades da comunidade e mais o conjunto de leis aprovadas pela egrégia Câmara, na época, constituída por 19 vereadores.

3. Divisão das oposições: As derrotas da oposição após o meu governo, deve ser analisada à luz dos fatos e circunstâncias da época. Certamente que muitos fatores conjunturais locais e estaduais, aliados à competência política dos opositores de então, foram determinantes para a derrota do candidato que apoiava. Mesmo me desligando do PMDB, juntamente com quase 100 militantes, não deixamos de apoiar o candidato do PDT, também apoiado pelo PMDB. É uma falácia e um exagero atribuir a este modesto cidadão o papel de ter estraçalhado a oposição de Santiago. 

4. Prestação de serviços profissionais aos governos municipais do PP: Não fiz nenhuma objeção ou crítica e muito menos cobrança ao comportamento e participação do blogueiro nos governos municipais do PP. Minhas considerações se cingiram unicamente ao fato de ter sido acusado de ser crítico dos governos da presidente Dilma, Tarso e do PT. Não vejo nenhum problema em alguém de um partido prestar serviços profissionais a governos de outros partidos. Se há alguma restrição ou censura nesse sentido foi certamente dos companheiros do PT, conforme a confissão feita na postagem do dia 2 de junho do corrente, no referido blog. 

5. Participação no processo eleitoral: Sei em quem não vou votar, e também em quem posso votar. A coligação PP-PSDB é perfeitamente normal para os eleitores de Santiago, pois estes partidos já foram aliados no Governo de Yeda Crusius. Nada estranhável, pois o PP também está coligado com o PT no governo Federal, desde o governo Lula, na Prefeitura de São Paulo, no Estado do Maranhão e coligado aqui, bem perto, na Prefeitura de Unistalda (prefeito e vice), e não me consta que alguém ache isso ruim. Não vejo, portanto, nenhuma contradição em alguém do PSDB ou do PT votar na candidata do PP, senadora Ana Amélia. Trata-se de decisão pessoal do eleitor em votar ou não.

De minha parte, sou um simples ser humano, ainda embriagado de sonhos, com acertos e outros tantos erros, mas sem guardar mágoas e ressentimentos dos que me perseguiram durante o regime militar; dos que me caluniaram gratuitamente por não poder atender seus interesses pessoais; dos que me combateram de forma desleal na administração municipal. E do próprio blogueiro, sociólogo qualificado, jornalista arguto e advogado competente, Júlio Prates, que sempre foi um crítico muito duro e nem sempre, na minha percepção, leal.

Na verdade, admiro as qualidades pessoais do blogueiro e sei reconhecer suas virtudes e inteligência na luta permanente por um lugar ao sol.

Encerro aqui esse debate que não comecei, sem melodramas e malquerenças, e que somente respondi em respeito e consideração aos santiaguenses, que sempre me distinguiram com gestos fraternos de apreço e amizade.

Nenhum comentário: