Esta ação faz parte do Projeto Professor Nota 10 – Valorização do Magistério, iniciativa que integra o Programa Estruturante Boa Escola para Todos e tem como um dos objetivos ligar a Educação gaúcha ao panorama nacional. “Este trabalho, que iniciou em 2008, pretende alinhar todas as escolas estaduais com os parâmetros curriculares nacionais e com o conteúdo verificado nas avaliações externas dos governos federal e estadual”, declarou a gerente do projeto e diretora do Departamento Pedagógico da SEC, Sonia Balzano. A diretora ressaltou, ainda, que não se pode avaliar o sistema de ensino sem traduzir aos professores o que vai ser analisado em cada prova. Segundo Sonia, a tradução está sendo feita a partir de agora com os referenciais.
Para o secretário estadual da Educação, Ervino Deon, a grande inovação do programa é dotar as escolas de um padrão de conhecimento, de habilidades e decompetências para oferecer aos alunos. "São quatro áreas em que a escola terá que trabalhar, sempre respeitando as peculiaridades de cada uma e acrescentando suas características regionais. Desta forma, o aluno que é transferido de uma escola para outra não terá dificuldade com os conteúdos e habilidades abordadas", explicou.
A governadora Yeda Crusius destacou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria da Educação na trajetória da construção de um ensino de qualidade. “Estou acompanhando o trabalho da equipe da Secretaria, dia a dia, e sei da preocupação que todos têm em retomar a qualidade da Educação no Rio Grande do Sul. Buscando exemplos em outros Estados e no mundo, esses referenciais foram construídos com conteúdos e ideias, e trabalhado linha por linha até ter significado para a melhoria do ensino/aprendizagem dos nossos alunos”, afirmou.
A governadora ainda declarou que essa iniciativa mostra a preocupação que o governo do Estado tem em entender o presente e possibilitar um futuro melhor para os estudantes gaúchos. “Precisamos avaliar o que não vai bem, tanto na parte física das escolas como na pedagógica, para poder investir no que realmente interessa e que irá trazer benefícios e melhorar a qualidade da Educação no Rio Grande do Sul”, completou.
Além da distribuição às escolas estaduais dos cadernos com os referenciais curriculares e de atividades, durante a implementação do Lições do Rio Grande também serão capacitados cerca de 21,4 mil professores. Na primeira etapa do projeto serão capacitados 11,3 mil de dez Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).
Matéria publicada no site: www.seduc.rs.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário