terça-feira, 18 de maio de 2010

Formação de professores da rede pública

"Já podem ser feitas as inscrições da categoria de formação inicial para o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, o Plano Plataforma Paulo Freire, organizado pelo Ministério da Educação (MEC) em conjunto com as Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e as Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. As inscrições vão de 10 a 29 de maio e podem ser realizadas no site www.mec.gov.br no link Plataforma Freire. No dia 1ª de junho, começa a validação das pré-inscrições dentro das secretarias, que verificam as necessidades de cada região para autorizar os docentes em serviço, que terão que continuar a dar aulas durante o curso.

O Plano Nacional de Formação é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias.

Por meio deste Plano, o docente sem formação adequada poderá se graduar nos cursos de 1ª Licenciatura, com carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação, de 2ª Licenciatura, com carga horária de 800 a 1.200 horas para professores que atuam fora da área de formação, e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura. Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão ministradas no Plano, com cursos gratuitos para professores em exercício das escolas públicas, nas modalidades presencial e à distância."

Publicado no site www.seduc.rs.gov.br

Um comentário:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Prezado engenheiro Vulmar Leite!
Espero que no seu pujante Estado Meridional os regentes não tenham dificuldades para acesssar a Plataforma Freire, porque aqui, depois de incontáveis tentativas, não consegui fazer a inscrição, na Platoforma Freire, no final do ano passado... Alguns parceiros de ofício que conseguiram fazer a inscrição não conseguem acessar normalmente...
Saudações pedagógicas!
Até breve...
Prof Ms João Paulo de Oliveira