sábado, 22 de maio de 2010

A arte de Pedro Weingärtner

Jantar a bordo do Regina Margherita

Chegou tarde
A Derrubada (1913)
A Ceifa (1903)
Nova Veneza

Estas obras são do pintor gaúcho Pedro Weingärtner, ora fazendo parte de uma bela exposição, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Nascido em Porto Alegre, e proveniente de uma família de desenhistas e litógrafos de origem germânica, Pedro Weingärtner (1853-1929), ao sentir os primeiros apelos da vocação artística, embarcou rumo à Alemanha, de onde seguiu para a França e de lá para a ItáIia.


São quase uma centena de telas belíssimas, que reproduzem cenas de uma época importante, na mudança do século XIX para o XX. Weingärtner tinha preferência por retratar paisagens, pessoas e animais.


Vale a pena visitar a exposição, que fica no MARGS até o dia 13 de junho.

Um comentário:

Prof.Ms. João Paulo de Oliveira disse...

Prezado engenheiro Vulmar Leite!
Meu desejo é embarcar num voo, com destino a capital do seu pujante Estado Meridional, especialmente para rever (esta exposição fez um sucesso estrondoso aqui na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no ano passado, onde tive a prerrogativa de visitar duas vezes!!!!) e me deleitar ao apreciar esta imperdível exposição, com as obras de arte, do notável pintor Pedro Weingärtner, que com seu viés arguto nos permite divagar sobremaneira...
Até breve...
João Paulo de Oliveira
Diadema-SP