quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

OPORTUNIDADES PARA PESQUISADORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

"Inscrições de projetos para a África, América Latina e Caribe vão até fevereiro

Desenvolver a agricultura em regiões do planeta menos favorecidas, seja cientificamente, economicamente, ou até mesmo monetariamente é o objetivo da Plataforma de Inovação Agropecuária (Agriculture Innovation Marketplace). A iniciativa irá destinar recursos de até US$ 80 mil para projetos de pesquisa na África, América Latina e Caribe.

Os proponentes deverão oferecer soluções para o desenvolvimento dos pequenos agricultores nessas regiões por um período de até dois anos. O prazo final para a submissão das pré-propostas de financiamento dos projetos é dia 18 de fevereiro, por meio do site www.mktplace.org.

Estão aptos a participar da seleção os pesquisadores que representem uma parceria entre instituições de pesquisa e desenvolvimento públicas ou privadas, governamentais ou não-governamentais, e uma ou mais unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Pesquisas feitas no Brasil não serão contempladas.

Critérios de seleção

Países que não tenham regiões de conflito em andamento terão preferência, assim como ter instituições e políticas que favoreçam um ambiente inovador. Para os pesquisadores, há requisitos desejáveis, como carreira em estágio inicial ou intermediário; extensa rede de contatos no país sugerido; e engajamento em pesquisa, desenvolvimento e inovação em uma das áreas temáticas da Plataforma de Inovação Agropecuária.

Áreas temáticas

São quatro os campos de trabalho da Plataforma de Inovação Agropecuária. Os pesquisadores, contudo, só poderão inscrever projetos em um destes campos. Confira quais são as áreas de atuação contempladas:
- Tecnologias para aumento da produtividade e para adaptação e limitação das mudanças climáticas;

- Gestão de recursos naturais: tecnologias para melhorar o gerenciamento dos recursos naturais e a conservação do solo, com redução do trabalho penoso;

- Fortalecimento político, institucional e de mercado e gestão do conhecimento: estratégias para a gestão do conhecimento e melhoria do acesso ao conhecimento e à informação por integrantes da cadeia produtiva;

- Tecnologias para pequenos agricultores, para mitigação da pobreza e mecanização.

(Agência Gestão CT&I, com informações da Embrapa)"


Nenhum comentário: