segunda-feira, 1 de abril de 2013

DO II FÓRUM PRÓ-DESENVOLVIMENTO

Compareci ao CTG Coxilha de Ronda, hoje, 1º, para assistir a abertura do II Fórum  Pró- Desenvolvimento de Santiago, apesar da chuva, havia boa presença de público prestigiando o evento promovido pela Prefeitura Municipal de Santiago e coordenado pelo jovem e competente professor Thiago Lacerda, secretário municipal de Gestão.

Uma rápida análise da programação divulgada despertou minha para vários temas, que pretendo acompanhar, mas fiquei surpreso com a ausência de palestrantes representantes da nossas universidades (URI, ULBRA, UNOPAR) e do próprio Instituto Federal de Educação Farroupilha. Bons palestrantes de outras regiões sempre são bem-vindos, mas sempre é importante e salutar fazer um contraponto com os especialistas locais, que estudam nossa realidade e orientaram, ao longo do tempo, inúmeros trabalhos de dissertação e monografias sobre temas de interesse do desenvolvimento local e regional.

De qualquer forma, a iniciativa do Poder Executivo Municipal é meritória e deve receber o nosso aplauso, pois sempre valorizo os processos de participação popular, quando os gestores abrem mão do seus poderes discricionários para compartilharem, com os segmentos econômicos e sociais das comunidades, a tomada de decisão para estabelecer políticas públicas e fixá-las nos instrumentos de gestão - plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e orçamento municipal - que são, depois, submetidos à aprovação do Legislativo municipal.

Destaco a incorporação das normas de segurança implementadas no ambiente do evento, e a preocupação dos organizadores em aclará-las a todos os presentes. Também quero destacar a qualificada reforma nas instalações do CTG Coxilha de Ronda, que tornou o ambiente moderno, acolhedor e seguro, em consequência do significativo investimento financeiro realizado exclusivamente às expensas da própria entidade tradicionalista.

Nenhum comentário: