terça-feira, 16 de abril de 2013

FATOS RELEVANTES EM SANTIAGO


Grupo de empresários do setor moveleiro está constituindo uma entidade associativa para atuar num projeto sócio-ambiental em Santiago. Os empresários Gilmar Cardoso, da empresa Rimar Móveis, Volnei Gavioli, da  Empresa Gavioli Equipamentos; Sidnei Delevati, empresa Delevati Móveis e Esquadrias, José Saggin, empresa Móveis Saggin e Reidi Lenhard, da Constrular Móveis, coordenam as atividades de fundação e estruturação da Associação de Moveleiros que pretende dar destinação econômica e ambiental para os resíduos que são descartados de suas respectivas indústrias, utilizando-os como matéria- prima para processamento industrial de novos produtos no novel empreendimento.

A nova organização associativa vai ser instalada no prédio recentemente adquirido de uma empresa que cessou suas atividades na área do Distrito Industrial. Os resíduos de madeira, aglomerado, MDF e de diversos outros materiais serão empregados na fabricação de artesanato e de produtos industriais contando com o aporte de tecnologia gerada pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria.

A decisão tomada pelo grupo de empresários tem forte comprometimento com a responsabilidade social de suas empresas e com a proteção do meio ambiente. Todas as atividades serão focadas na fabricação de produtos ecologicamente sustentáveis e biodegradáveis, com uso de tecnologias limpas, disponibilização de espaços para capacitação e qualificação profissional e, fundamentalmente, oferta de oportunidades de trabalho e obtenção de renda para as pessoas que estão no limite da linha de pobreza.

Outra notícia não menos relevante que recebi é de que a Prefeitura Municipal de Santiago arrematou no leilão judicial ocorrido na última semana, as instalações da antiga  Malhas Karbain que, no passado, foi ícone de um programa de desenvolvimento local calcado na indústria da malhas de algodão.

Disseram-me que a louvável iniciativa tem o propósito de redistribuir os terrenos e os prédios existentes para os atuais usuários.

Nenhum comentário: