quarta-feira, 17 de abril de 2013

SUGESTÃO AOS PODERES JUDICIÁRIO E EXECUTIVO MUNICIPAL DE SANTIAGO

A obra do novo Fórum da Comarca de Santiago avança em ritmo acelerado no Bairro São Vicente, não sei quais são as previsões para conclusão e transferência do acervo judiciário para as novas instalações. Certamente haverá melhores condições de trabalho para os juízes, promotores, advogados, serventuários da Justiça e para o público demandante dos serviços judiciários.

Essa mudança poderá trazer outros benefícios para a população de Santiago, a exemplo do que já ocorreu em outras comunidades contempladas com modernas instalações forenses - a ocupação do antigo prédio para instalação de outros serviços públicos de interesse da população. 

Conheço algumas situações dessa natureza em várias cidades, onde o Poder Judiciário doou o antigo prédio para secretarias estaduais e prefeituras, com bons dividendos para todas as partes. Em função disso, atrevo-me a fazer uma sugestão pública, ao Juiz Diretor do Fórum e ao Prefeito Municipal no sentido de que, se assim desejarem e entenderem os respectivos poderes que representam, destinar o prédio, pós-desocupação, para sediar um novo espaço cultural em Santiago, que abrigue museus, bibliotecas, salas para exposições artísticas e outras atividades do gênero.

A sugestão decorre do reconhecimento de que se trata de um prédio de valor histórico e  que merece ser preservado, localizado na área central que possibilita o acesso e melhores acomodações aos acervos da Biblioteca Pública Municipal e do Museu Pedro Palmeiro; instalação do Museu de imagem e Som de Santiago, além de outras atividades culturais demandadas pela comunidade.

Nenhum comentário: