O Projeto Caldas Aulete desenvolvido pela Lexikon traz duas grandes inovações: a recriação de um dos mais tradicionais e respeitados registros da língua portuguesa e a reinvenção do próprio conceito de dicionário. Originalmente editado no fim do século XIX, o Caldas Aulete é até hoje um dos mais preciosos bancos de dados da língua portuguesa.O Caldas Aulete poderá ser instalado nos computadores de todos os usuários da internet. Um dicionário on-line, que oferecerá o maior banco de dados da língua portuguesa, permanentemente atualizado.
O Aulete Digital é a versão virtual do tradicional Dicionário da Língua Portuguesa Caldas Aulete. O acervo possui mais de 280 mil verbetes disponíveis para consulta e em permanente atualização à medida que novas palavras, significados e informações são acrescidos. Um dicionário de crescimento infinito, sempre em interação com o uso da língua portuguesa.
fazer Download
Tamanho: 25,9 MB – Sistemas Operacionais: Windows 98 ao Windows Vista
Aproveito para exemplificar a versatilidade do dicionário, que utilizo com freqüência, com o significado de duas palavras que usualmente encontramos nos textos:
Despeito: (des.pei.to), sm.
1. Ressentimento contra uma pessoa por parte de alguém que se vê preterido ou desprezado em benefício dela.
2. Sentimento misto de rancor e inveja por não se ter ou se conseguir a coisa ou pessoa desejada.
[F.: Do lat. despectus, us. Sin., p.us.: despeitamento.]
despeito de 1. Apesar de, não obstante: Acho-a uma boa amiga, a despeito do que dizem dela.
Tolerância: (to.le.rân.ci:a) sf.
1. Ação ou resultado de tolerar; CONDESCENDÊNCIA; INDULGÊNCIA
2. Condição daquele que é tolerante
3. Boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas
4. Liberalização de uma norma geral; ISENÇÃO; LICENÇA: Após uma tolerância de 5 minutos, o diretor ordenou que os portões fossem fechados
5. Permissão concedida ao estudante militar para freqüentar cadeira ou disciplina em que fora reprovado
6. Margem de erro aceitável em relação a um padrão
7. Med. Incapacidade de um indivíduo responder imunologicamente a um antígeno
8.Med. Faculdade ou aptidão que o organismo dos doentes apresenta para suportar certos medicamentos
9. P.ext. Med. Capacidade de um organismo para suportar altas doses de substâncias sem sofrer intoxicação[F.: Do lat. tolerantia, ae.]
Tolerância medicamentosa
1. Capacidade de suportar doses grandes (de acordo com o grau de tolerância) de certa(s) substância(s) ou medicamento(s) por determinado (longo) período.
Tolerância zero
1. Termo que designa um rigor crítico absoluto em relação a uma lei, uma determinação, um procedimento, uma regra ética ou moral etc., de modo a não se aceitar o mínimo desvio, não haver complacência com menos que sua observância total.



























Uma pesquisa realizada pela Universidade Nacional de Brasília, por solicitação da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, apontou o padrão de comportamento dos brasileiros que furam fila e a conduta ética dos servidores públicos brasilienses. Este trabalho foi motivo de um artigo publicado no site Contas Abertas pela jornalista Amanda Costa. Reproduzo trechos do artigo e aproveito para estimular nossas universidades locais para promoverem semelhante pesquisa na nossa região. Talvez, algum acadêmico possa se interessar e produzir uma monografia de conclusão do curso de graduação ou especialização sobre o assunto.














