sexta-feira, 28 de novembro de 2008

" Dia Emancipar" implanta projeto Trabalho e Renda em 20 municípios gaúchos

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS), realiza no próximo sábado (29) o “Dia Emancipar”, quando será implantado o projeto Trabalho e Renda em 20 municípios do RS. Será feito o cadastramento de integrantes das comunidades, com o objetivo identificar o perfil de empregabilidade e geração de renda por conta própria, por meio de prestação de serviços ou produção e comercialização de bens.

O cadastramento será executado pelos técnicos da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à SJDS, que se deslocarão até as comunidades para atender diretamente os interessados, facilitando o cadastramento. “É o governo do Estado presente nas comunidades para fazer ações de inserção no mercado de trabalho e encaminhamento para qualificação”, afirma o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler.

O objetivo do cadastramento é detectar as aptidões e limitações dos trabalhadores para, em um esforço integrado do Emancipar, trabalhar as necessidades individuais, desde encaminhamento para vagas disponibilizadas na região até cursos de qualificação e empreendedorismo.

Diretora Técnica da FGTAS/Sine, Erli Terezinha dos Santos, gerente do Projeto Trabalho e Renda, destaca que, com o cadastramento, os trabalhadores nas comunidades serão integrados ao banco de dados mantido pela Fundação e, com isso, concorrerão às vagas no mercado de trabalho. “Além disso, a iniciativa também servirá para nortear as ações de qualificação profissional que serão realizadas pelo Emancipar até 2010”.

As atividades que integram o “Dia Emancipar” incluem também serviços gratuitos como corte de cabelo e manicure, palestras sobre a dengue e AIDS, biblioteca itinerante, oficina de artesanato dentro do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), apresentação de grupos de dança e corais, entre outras atividades. As Prefeituras Municipais e as entidades parceiras do Emancipar – como SENAC, SENAI, e SEBRAE, entre outras - serão responsáveis pelos serviços.

O Programa Emancipar – Todo Mundo É Cidadão é um dos 12 programas estruturantes do governo do Estado, cujo objetivo é o combate à pobreza em comunidades em situação de vulnerabilidade social. Foram selecionadas 50 comunidades gaúchas para participar do programa e a meta, até 2010, é atingir 100 em todo Estado, com investimento inicial de R$ 143 milhões. O Emancipar integra ações de qualificação profissional, geração de emprego e renda, empreendedorismo, acesso ao microcrédito e combate ao analfabetismo e ao déficit habitacional.

Para a seleção das comunidades são utilizados indicadores como baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), déficit habitacional e necessidade de atendimento pela Bolsa Família. “Esse programa fará com que as pessoas desenvolvam seu potencial, tenham oportunidades e se emancipem", destaca a diretora-executiva da SJDS e coordenadora do Programa Emancipar - Todo Mundo É Cidadão.

Confira os municípios onde ocorre o Dia Emancipar:

MUNICÍPIOS, COMUNIDADE e Nº FAMÍLIAS

Arroio Grande, Bairro Getúlio Vargas, 160
Camaquã, Loteamento das Flores, 130
Canguçu, Vila Mesko, 400
Capão do Leão, Vila Nova, 60
Carazinho, Vila Nova Ouro Preto, 255
Caxias do Sul , Villalobos, xxx
Ijuí, Bairro Getúlio Vargas 1, 300
Jaguarão, Vila Branca , 189
Júlio de Castilhos, Tancredo Neves, 360
Piratini, Bairro Padre Reinaldo Wist, 500
Rio Grande, Barra da Quinta, 200
Rio Pardo , Vila Pinheiros, 300
Santiago, Bairro Missões, 232
Santo Ângelo, Bairro João Goulart, 145
São Borja, Vila Iberê e Marrocos, 350
São Francisco de Assis, Bairro João XXIII, 221
São Francisco de Paula, Bairro Santa Isabel, 360
São José do Norte, Vila Guarida, 300
São Luiz Gonzaga, Vila Boa Esperança, 330
Soledade, Bairro Primavera, 350

Participe do Dia Emancipar em um dos municípios!!!
Este convite foi enviado pela Diretora Técnica, da FGTAS, Erli Terezinha dos Santos.

Nenhum comentário: