terça-feira, 11 de novembro de 2008

Prazo para refinanciamento de dívidas do crédito rural termina dia 14

Tendo em vista à proximidade do fim do prazo para o produtor rural manifestar interesse em refinanciar seu débito, o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) faz um alerta sobre os prazos para regularização dos contratos junto às agências bancárias:

Na próxima sexta-feira, dia 14, é o último dia para o agricultor protocolar nas agências bancárias a carta de intenção para liquidar o contrato ou pagar as parcelas inadimplentes de securitização, quitar os juros atrasados do Pesa ou prorrogar as operações de investimentos, que vencem em novembro e dezembro; reforça que se não fizer a adesão, os mutuários não poderão renegociar suas operações. Com isso, perderão os benefícios de redução de juros, bônus e alongamento de prazo para pagamento.

No caso das operações inadimplentes da securitização, as vantagens são a manutenção das parcelas em normalidade até o vencimento, inclusive com bônus e até o pagamento o valor será corrigido por IPCA mais 6%. Consolidado o saldo devedor, o produtor tem que pagar 2% do montante neste ano e o restante será diluído até 2025, com juros de 3% ao ano. Quanto aos juros devidos do Pesa também se mantém em normalidade até o vencimento, com bonificação e até serem pagas, as parcelas serão corrigidas pelo juro contratual (8%,9% ou 10% mais IGPM integral).

Sobre a operacionalização, em 2008 o mutuário deve pagar 5% do valor pendente e o saldo poderá ser refinanciado por mais 4 anos, com taxas do crédito rural. O produtor com financiamento de investimento com recursos do BNDES, também tem até o dia 14 de novembro para aderir ao alongamento de cinco ou três anos adicionais para liquidar o saldo devedor e solicitar a redução da taxa de juros para as linhas do Moderfrota e Finame Agrícola Especial, concluiu o Deputado.

Fonte: Comissão de Agricultura da Câmara Federal

Nenhum comentário: