quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Clima econômico da América Latina é o pior em 11 anos, diz FGV

O texto publicado no Diário OnLine da Fundação Getúlio Vargas, que reproduzo abaixo, aponta redução da atividade econômica na América Latina, felizmente o nosso país é o que tem a menor redução nos índices pesquisados:

"As expectativas de analistas em relação ao futuro da economia da América Latina atingiram o pior nível em 11 anos, segundo pesquisa realizada em parceria entre a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Instituto Alemão Ifo, divulgada nesta segunda-feira. O Índice de Clima Econômico (ICE) da região caiu para 3,4 pontos em outubro, contra 4,6 no último levantamento, em julho.

Na série histórica iniciada em outubro de 1997, o índice está próximo ao valor mais baixo já registrado, de 3,3 pontos, em outubro de 1998. O indicador mede a situação econômica dos países e a expectativa dos especialistas para os próximos seis meses. O índice varia de 1 a 9 e é considerado satisfatório quando está acima de 5 pontos.

No período pesquisado, o Índice da Situação Atual (ISA) caiu de 5,7 para 4,2 pontos e o Índice de Expectativas (IE) recuou de 3,4 pontos em julho para 2,5 pontos em outubro. Segundo a FGV, todos os índices estão abaixo de suas respectivas médias históricas nos últimos dez anos.

Com estes resultados, o ICE da América Latina, que vinha se mantendo superior à média mundial desde outubro de 2007, igualou-se ao ICE global. A piora no clima econômico tendeu, portanto, a se espalhar nas economias, levando a um cenário que pode ser descrito como de tendência recessiva global, diz o levantamento.

Segundo a FGV, o ICE do Brasil caiu de 5,5 para 5 pontos, mas foi o que apresentou menor queda entre julho e outubro. Uruguai, Peru e Brasil lideram o ranking do ICE médio dos últimos quatro trimestres. Argentina e Equador permanecem nas últimas posições. A única mudança é a troca de posições entre a Venezuela e o México na oitava e nona posição."

Fonte: FGV - Diário OnLine

Nenhum comentário: