terça-feira, 18 de novembro de 2008

Cooperativa gaúcha comercializa produtos orgânicos

Sucos, doces e compotas de frutas, conservas e molho de tomate orgânicos. Junto com estes produtos, o agricultor familiar Gilmar Ballé, da Cooperativa Aécia de Agricultores Ecologistas, com sede em Antônio Prado (RS), município localizado na Serra gaúcha é uma história de sucesso, alavancada pela opção pelo cultivo orgânico e pela agroindustrialização das 22 famílias que integram a Cooperativa.

Conforme o agricultor familiar Bellé, “o uso de veneno começou a afetar a nossa saúde. Pensávamos que aquilo não podia fazer bem para o consumidor, nem para nós, com a criação de agroindústrias resolveu-se este impasse, pois conseguimos agregar valor aos produtos, prolongar a safra, garantindo uma renda constante no ano, e vender a produção como orgânica. Com o tempo, as famílias perceberam que não conseguiam vender totalmente a produção como orgânica e como as frutas precisam ser consumidas mais rapidamente, terminavam repassadas a indústrias que processavam produtos orgânicos e convencionais”, concluiu.

A cooperativa foi criada em 1996, a partir da Associação dos Agricultores Ecologistas de Ipê e Antônio Prado (Aécia), iniciando sua inserção no mercado com a comercialização de produtos em feiras, principalmente em Porto Alegre. Hoje, as quatro unidades agroindustriais da Cooperativa produzem cerca de 150 mil litros de suco por ano e 100 mil unidades de molho de tomate, os dois produtos mais vendidos. A mudança foi respaldada pelo Centro Ecológico Ipê, que repassou técnicas, e pela Pastoral da Juventude, que estimulou o debate sobre o plantio ecológico.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA

Um comentário:

Anônimo disse...

Tenha um dia DYNAMITE meu amigo!