domingo, 7 de abril de 2013

A MÍDIA E OS IMPORTANTES

Não houve revista semanal no Brasil que não tenha dedicado reportagem de capa ao empresário Eike Batista e quase todas foram laudatórias; numa delas, de Veja, ele foi saudado até como Eike Xiaoping, como se estivesse ensinando ao Brasil que "enriquecer é glorioso"; nos próximos dias, grandes bancos privados, o BNDES e o governo estarão tendo que lidar com a provável reestruturação das dívidas bilionárias do grupo EBX; quem acreditou na onda, hoje conta os prejuízos. Leia texto completo da notícia no seguinte endereço:


Meu Comentário:

Na última semana, a Revista Veja publicou um interessante artigo assinado pelo jornalista J. R. Guzzo, com o título Os importantes, que já despertara minha atenção, além de estimular o meu desejo em compartilhá-lo no meu blog. Hoje, 07, entretanto, encontrei outra publicação, no site 247, link, acima, com uma abordagem na mesma linha, mas focada na situação do empresário Eike Batista. Amigo dos governantes, sempre elogiado pela esmagadora maioria dos principais órgãos de imprensa e por enorme claque de jornalistas que costumam se refestelar nos costumeiros regabofes que lhes oferece, com o nobre propósito de anunciar investimentos e futuras realizações empresariais, nas aldeias do Brasil e exterior.

A notícia de hoje mostra que o ídolo pode ter os pés de barro, que sua invejada competência administrativa e gerencial é fabricada pela propaganda insidiosa, pois suas realizações são fartamente regadas com vultosos empréstimos do BNDES, além de outras facilidades e benesses que obtém de programas governamentais.

Observo com muita cautela quando vejo empresários incensados pela mídia, aparentemente bem sucedidos, desenvolverem estratégias sedutoras para atrair a simpatia e a amizade dos jornalistas e do conjunto da mídia, sem que haja, entre as partes, a devida análise dos respectivos papéis. Buscam, sempre, a exaltação de suas virtudes, obtenção de unanimidade e a própria proteção sobre quaisquer críticas ou oposição às suas eventuais deficiências pessoais, em negócios e propósitos.

Um comentário:

ogilson de almeida disse...

Eu só quero saber, quem garantirá o retorno dos investimentos do BNDES, caso tudo der errado...?
Já tivemos maus exemplos pelo mundo afora.
E o povo, de novo... ferrado!