sábado, 24 de janeiro de 2009

Candidatos disputam indicação para eleições de 2010

A movimentação do governador José Serra, no tabuleiro da sucessão presidencial, amplia o debate interno no PSDB com a decisão do ex-governador Aécio Neves de reivindicar, também, a condição de candidato à sucessão de Lula. Em sua entrevista publicada no site do jornalista Josias de Souza, neste sábado, 24, deixa muito claro sua posição sobre a intenção e o processo de escolha que deve adotar a sigla para homologar seu candidato. Publico, abaixo, trechos da entrevista:

“Pode ser que haja ambiente para uma solução que aponte para um futuro que não leve em conta apenas o recall de pesquisas. Da mesma forma que respeito a postulação do Serra, quero que respeitem a minha.”

“O Serra tem todo o direito de postular. Só que temos de acertar entre nós o momento e a forma da decisão. Além das pesquisas, outras questões têm de ser consideradas.”

“Uma coisa é o recall da largada eleitoral. Outra coisa é a capacidade de crescimento”.

“Mas também temos espírito público para sair disso unidos. Só não aceito a tentativa de impor o rolo compressor. Não cabe dizer que já está resolvido, que será São Paulo, que São Paulo manda.”

“O sentimento de muitos era o de que Lula seria uma espécie de Midas. Todo candidato tocado por ele viraria ouro. Estão aí os casos de São Paulo, de Natal e outros a demonstrar que não é bem assim.”

“Só não aceito a tentativa de impor o rolo compressor. Não cabe dizer que já está resolvido, que será São Paulo, que São Paulo manda.”

“O ideal é fazermos as prévias ali por novembro. Seria bom para o nosso partido se entrássemos em 2010 já com essa decisão tomada.”

“Estaremos juntos sem nenhuma dificuldade. Só quero ter o direito de discutir essa questão à luz da realidade do momento. Sem imposições.”

O PSDB conta com dois excelentes candidatos para submeter ao julgamento dos eleitores brasileiros, políticos experientes, administradores sérios, testados e com larga folha de serviços prestados ao país. Como militante, hoje, escolheria numa prévia eleitoral o ex-governador José Serra, pela sua trajetória mais longa, pela sua coerência e compromissos sociais e, a meu juízo, estar absolutamente pronto para governar o Brasil no dia seguinte ao término do mandato do atual presidente. A candidatura do ex-governador Aécio, pela sua modernidade, pode ficar na fila para os próximos embates. Defendo a realização de prévia eleitoral, mas com a participação de todos os filiados, como processo de mobilização partidária e de avaliação do potencial de identificação dos candidatos com os eleitores nos municípios brasileiros
.

Nenhum comentário: