sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

À memória de Rubem Sérgio Prates dos Santos

Não pude ir às cerimônias de sepultamento de Sérgio Prates, lamentei muito não poder solidarizar-me com seus familiares pela perda prematura e dar o último adeus ao amigo e companheiro de luta partidária. Uma intoxicação alimentar, indevida e imprevista, imobilizou-me em casa por alguns dias.

Mas não poderia deixar de render a minha homenagem póstuma ao Sérgio, ex-vereador e líder dos aposentados, dois campos de sua atenção que melhor percebi e acompanhei sua atuação.

Como vereador desincumbiu-se com dedicação, responsabilidade e lealdade ao interesse público, sempre pautando suas decisões no exercício do mandato popular, a preocupação expressa com a melhoria da qualidade de vida das pessoas de menor renda e aposentadas, que são as que mais precisam das políticas públicas governamentais.

A imagem mais forte que vai ficar na minha memória e sei que também na de muitos santiaguenses é a luta e o trabalho que realizou em favor dos aposentados. A mobilização da categoria, a criação da ATAPS e os serviços prestados aos associados ficarão indelevelmente registrados na nossa memória - eventos sociais para lazer, entretenimento e integração social foi uma iniciativa pioneira e de grande alcance comunitário; assistência a saúde com agendamento de consultas, exames, internações e remoção de associados e de familiares foram ações permanentes; auxílio-funeral para as famílias enlutadas, no momento de maior necessidade e urgência, mereceram sua ação voluntariosa e solidária.

Poderia lembrar muitas outras atividades comunitárias desenvolvidas por Sérgio Prates, mas o que ficará como lembrança mais forte será sua luta permanente em buscar meios a fim de assegurar aos aposentados, especialmente àqueles com menor poder aquisitivo, para que possam envelhecer com saúde, alegria e plenamente inseridos ao ambiente familiar e comunitário, vivendo todos os seus dias com dignidade e qualidade de vida.

Nenhum comentário: