sábado, 25 de outubro de 2008

Diário Gaúcho, da RBS, falseia números sobre pesquisa em Porto Alegre

Notícia veiculada no Blog do Políbio Braga, que reproduzo abaixo, mostra mais um erro ou manipulação de dados na publicação de pesquisas eleitorais, agora em Porto Alegre. Até quando o os institutos ou jornais vão servir de braços a partidos políticos?

"A coordenação da campanha do prefeito José Fogaça acordou neste sábado indignada com o jornal da RBS, o Diário Gaúcho, que publicou o seguinte resultado da pesquisa do Ibope, que disponibiliza números falsos, todos eles favoráveis à candidata do PT, Maria do Rosário.

O jornal pegou os números da pesquisa induzida (com o nome dos candidatos), na qual são computados também votos em branco e de eleitores indecisos, para fornecer a pontuação de Fogaça, mas computou os votos válidos dados a Maria do Rosário (expurgados brancos e indecisos), o que produziu uma equação errada e que trabalha contra o candidato do PMDB. Eis o que publicou o Diário Gaúcho: Fogaça, 51%; Rosário, 44%. Com isto, a diferença de 12 pontos, que é a verdadeira no caso dos votos válidos, caiu para apenas 7%, quase a metade, levando o eleitor a julgar que ocorre uma virada nas eleições de Porto Alegre.

A publicação já está sendo utilizada pelo PT, que anuncia "virada histórica" em Porto Alegre. O jornal Diário Gaúcho penetra fortemente nas vilas e nas camadas mais pobres. Sua tiragem é de 152.149 exemplares, a sétima maior do Brasil. O Correio do Povo, que ocupa a sexta posição, circula com 157.740 exemplares todos os dias. Zero Hora, o quinto colocado, tem uma circulação diária de 174.617 exemplares.

O "erro" do Diário Gaúcho poderá levar a coordenação de campanha de Fogaça até a Justiça Eleitoral, o que poderá resultar na apreensão do jornal e em multas vigorosas contra a RBS. Até o momento o jornal não falou sobre a publicação, já que não é possível saber, ainda, se o erro foi intencional ou não.

Em situações parecidas, editores e repórteres do próprio jornal, responsáveis pela publicação, foram demitidos na mesma hora pela RBS. A campanha de José Fogaça também tem sido vítima de ataques seguidos de hackers ao seu site."

Nenhum comentário: