terça-feira, 28 de outubro de 2008

Participação percentual da produção brasileira de grãos na safra 2007/08

Segundo levantamento realizado pela assessoria do Deputado Federal M. Micheletto a produção brasileira de grãos, safra 2007/2008 está concentrada na soja, milho e arroz com participação em 91 % do total de todos os grãos produzidos, conforme gráfico abaixo.
ARROZ:............................. 8,5%
ALGODÃO EM CAROÇO:.......... 1,8%
TRIGO:.............................. 2,7%
SORGO:............................. 1,4%
FEIJÃO TOTAL:..................... 2,5%
MILHO TOTAL:...................... 41,1%
SOJA:................................ 42,1%
OUTRAS CULTURAS:................ 0,75%

"Na última safra, 2007/08, o Brasil produziu 143,6 milhões de toneladas de grãos. Mais de 91% deste total foram obtidos com três culturas: soja, milho e arroz. As atividades citadas no Gráfico foram responsáveis por 99,3% da produção brasileira de grãos. O restante, 0,75% do total, foi proveniente das culturas de amendoim, aveia, centeio, cevada, girassol e mamona.

A soja e o milho são as duas culturas que se destacam no cenário nacional em termos de volume da safra, com mais de 80% da produção. A soja está mais voltada para atender o mercado externo, condição que tem contribuído para manter a demanda constante e o preço mais estável para o produto. A melhor remuneração da soja, em comparação com outras atividades agrícolas, historicamente, tem contribuído para o aumento da área plantada e da sua produção.

Enquanto a produção do milho esteve exclusivamente voltada ao abastecimento do mercado interno, os preços recebidos pelos produtores sempre estiveram sujeitos à oscilação em decorrência dos excedentes de produção. A área plantada permaneceu, praticamente, estável nas duas últimas décadas e o crescimento da produção ocorreu em função do aumento da produtividade.

A partir dos dois últimos anos, com o crescimento da demanda de milho para produção de combustível no mercado mundial, o cereal brasileiro tornou-se também um produto de exportação."
Fonte: Assessoria do Dep. Federal M. Micheletto

Nenhum comentário: